Texto porFlávia Saad
Santos (SP)

Novo Valongo: novidade para quem quer morar em Santos pagando menos

O Centro Histórico de Santos está renascendo. Acompanhando as novidades sobre o tema, uma coisa fica bem clara quando olhamos para a história do Centro: sua revitalização passa, necessariamente, pela habitação no bairro. É hora de voltar a viver no Centro! 

Talvez quem nasceu a partir dos anos 1960 não tenha essa imagem nas lembranças de gente residindo no Centro. Isso porque, em 1968, o o Plano Diretor de Santos estabeleceu um zoneamento rígido que classificava a área central como zona estritamente comercial. Mesmo que a ocupação de Santos tenha começado por essa parte da cidade, isso passou a ser proibido.

Em 2018, a Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos) teve uma atualização. Além disso, um programa chamado Invest Centro buscou trazer recursos para a área, em especial da construção civil. Agora, testemunhamos um movimento de atração – um verdadeiro “mapa de calor” – de investimentos que passam a enxergar o local como uma boa opção para quem quer morar em Santos.

O setor imobiliário em Santos retomou o crescimento pela primeira vez desde 2020. Dados da administração municipal apontam uma diferença de 1.665 unidades entregues (com habite-se) em 2020 para 1.903 em 2023. E parte dessa expansão está, justamente, na região central.

Os incentivos e as novidades que estão chegando no Centro, como a expansão do VLT e o Parque Valongo (que tem previsão de entrega para julho de 2024), devem valorizar a área nos próximos anos.

www.juicysantos.com.br - novo valongo imóveis no centro histórico de santos para moradia - morar em santosFotos: Carlos Nogueira/PMS

Morar no Valongo em Santos é possível

O Novo Valongo é um projeto pioneiro nesse sentido. Fica na Rua Visconde de São Leopoldo, 530.

O “velho bairro novo” foi o local escolhido pela RC Premium para um novo empreendimento com 6 torres e 52 lojas comerciais, com investimento total de R$ 350 milhões.

Um ponto interessante é que as unidades se destinam a um segmento da população que as incorporadoras quase nunca atendem. Após uma análise profunda do fluxo de pessoas que trabalham no Centro, mas não vivem na cidade, a ideia tomou forma.

“Temos 25 mil pessoas que passam pela catraia que liga Vicente Carvalho a Santos todos os dias. Do quadro funcional da prefeitura, 3.200 funcionários não moram no Município. São 12.500 veículos atravessando a balsa todos os dias e 8 mil veículos vindos de São Vicente, passando pelos tambores e passando pela praia. Ou seja, imóvel em Santos é caro e as pessoas acabam morando em cidades vizinhas. Então, junto com a construtora Draft, idealizamos um projeto que transformasse aquele local em uma nova cidade”, explica o diretor comercial da RC Premium.

Mais de 1.000 famílias devem ocupar esses apartamentos de 2 dormitórios no Centro de Santos. O Novo Valongo também terá piscina, quadras poliesportivas, espaço kids e área de festas e churrasco.

www.juicysantos.com.br - novo valongo imóveis no centro histórico de santos para moradia - morar em santos

A previsão de entrega do Novo Valongo é 2027. Porém, as unidades já estão disponíveis para venda com condições especiais. Servidores municipais, estaduais e federais podem se candidatar à compra de unidades com 5% de desconto pelo Whatsapp (13) 98878-1559. E vale também para as autarquias municipais, como Guarda Municipal, CET, Prodesan e IPREV, por exemplo.

Há, ainda, a possibilidade de financiar o imóvel pelo Minha Casa, Minha Vida.

5 motivos para morar no Centro de Santos

  1. O novo trecho do VLT ligará a Av. Conselheiro Nébias à região do Valongo, com 8km de extensão e 12 estações
  2. Opções de lazer no Parque Valongo com playground, quadras, passarela e outras atrações nos antigos armazéns portuários revitalizados
  3. Vida cultural pulsante com espaços que funcionam o ano todo com gastronomia, entretenimento e muita arte
  4. História viva nas ruas e construções
  5. Incentivos, como isenção de IPTU por 5 anos, isenção de ITBI (2%) e desconto para funcionários públicos

Vem ver todas as vantagens de morar no Novo Valongo

www.juicysantos.com.br - novo valongo imóveis no centro histórico de santos para moradia - morar em santos

Quer saber mais? Assista a esse podcast sobre o Residencial Novo Valongo

Quer mais informações sobre o Residencial Novo Valongo? Acesse o site www.luizdoria.com.br ou chame no whatsapp: (13) 98878-1559

*este conteúdo é um publieditorial