Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Incidência de coronavírus em Santos é 5x maior do que no resto do Brasil

  • 1
    Share

A gente não quer despertar pânico em ninguém, mas precisamos avisar que a incidência do coronavírus em Santos é cinco vezes maior do que no resto do Brasil.

Sim, 5x.

Aqui na cidade, aliás, o número de casos – relativamente ao tamanho da população – é maior do que na cidade de São Paulo.

No total, são 290 casos confirmados por aqui (números de 16/04). Além disso, 572 seguem em investigação e 21 mortes já foram confirmadas.

www.juicysantos.com.br - casos de coronavírus em santos

Precisamos falar sobre a incidência de coronavírus em Santos

Este índice se baseia em informações do Ministério da Saúde e também das secretarias municipais de Saúde. Em resumo, o cálculo utiliza o número de casos confirmados a cada 1 milhão de habitantes.

Neste sentido, os números mais atuais (de 16 de abril) relativos a casos de coronavírus são:

  • 623,11 – Santos;
  • 621,41 – São Paulo;
  • 119,05 – Brasil;

E em quantidade de óbitos por habitante (em 16 de abril):

  • 41,54 – Santos;
  • 16,62 – Baixada Santista;
  • 7,22 – Brasil;

Por conta destes números,  as medidas de quarentena estão mantidas até 22 de abril na cidade. Mas a data pode ser prorrogada, pois uma nova avaliação do avanço da pandemia acontecerá até lá.

“Os números apontam um aumento bastante significativo dos contágios. O coeficiente de incidência é um indicador importante do novo coronavírus. Hoje, Santos apresenta um dos maiores índices do País. Isso exige que a gente adote medidas com responsabilidade”, analisa o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

Encomende sua máscara

Vários fatores levam Santos a ser uma cidade com maior grau de risco da disseminação do coronavírus. A proximidade de São Paulo e a presença do porto, por exemplo, são duas delas. Além disso, 19,2% da população da cidade é idosa, ou seja, faz parte do grupo de risco.

Por isso, a gente não consegue destacar o suficiente o quanto é importante ficar em casa e respeitar as medidas implantadas.

Caso você precise sair, lembre-se de usar máscara e de fazer toda a higiene necessária na volta. Várias costureiras da cidade estão aceitando encomendas e nós fizemos uma lista com os contatos para você!