Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Estudantes de saúde em Santos podem atuar no combate à Covid-19

O combate ao coronavírus em Santos continua e isso não é novidade.

E uma novidade neste sentido é que a cidade aderiu à ação estratégica O Brasil Conta Comigo, do Governo Federal. Ou seja, os alunos dos cursos de graduação de saúde em Santos poderão atuar no combate ao vírus por aqui. A ação contempla estudantes de:

  • Medicina;
  • Enfermagem;
  • Farmácia;
  • Fisioterapia.

Essa participação poderá acontecer a qualquer momento enquanto o país estiver em estado de emergência de saúde pública.

Estudantes de saúde em Santos no combate à covid-19

Em resumo, os convocados irão trabalhar em unidades de Atenção Primária à Saúde, unidades de Pronto Atendimento e estabelecimentos da rede hospitalar que atendam ao Sistema Único de Saúde. O trabalho acontece por meio do estágio curricular obrigatório.

juicysantos.com.br - Estudantes de saúde em Santos no combate à covid-19Imagem: Reprodução

De acordo com a divulgação, podem atuar no combate à covid-19 em Santos:

  • Alunos do 5º e 6º anos de medicina;
  • Alunos do último ano de Enfermagem, Fisioterapia e Farmácia;

Tanto a seleção quanto a alocação dos alunos serão disciplinadas pelo Ministério da Saúde (MS).

A carga horária é de 40 horas semanais e a remuneração de R$ 1.045. Além disso, os participantes recebem 10% de pontuação no ingresso nos programas de residência promovidos pelo Ministério da Saúde em um período de dois anos.

“O momento é de unir forças para o combate à covid-19. A atuação desses estudantes será muito importante para o Brasil vencer esta batalha e, pessoalmente para eles, uma grande experiência”, acredita Fábio Ferraz, secretário de Saúde.

Interessados devem preencher o formulário online (clique aqui) e indicar em que cidade gostariam de atuar. A convocação ocorre por e-mail e a apresentação deve ser feita em até 48 horas no estabelecimento de saúde indicado.

Alunos do 1º aos 4º também podem ajudar

Se você estuda Medicina, mas ainda está nos anos iniciais, também podem ajudar. Já que não está na fase de estágio obrigatório, o trabalho é voluntário. Ou seja, totaliza 20 horas semanais e a remuneração é de R$ 522,50.

Alunos de instituições de ensino privadas terão desconto na mensalidade 🙂