Clique aqui e confira também nosso tema da semana

A partir de março, teremos delegacia da mulher 24 horas em Santos

Tempo de leitura: 2 minutos

De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2017 foram registrados mais de 60 mil casos de estupros no Brasil. Isso significa, em média, 164 mulheres e crianças tendo suas intimidades violadas todos os dias. O número de casos de violência doméstica é ainda maior – em média, 606 todos os dias. Mas, apesar disso, as delegacias da mulher, onde esses tipos de crime devem ser denunciados, só funcionam até as 18 horas. E não abrem aos finais de semana.

A conta não fecha, não é?

Neste sentido, Santos vai se juntar à capital paulista e Sorocaba. Isso porque, a partir de março, teremos delegacia da mulher 24 horas em Santos.

Delegacia da mulher 24 horas em Santos

Essa mudança ocorrerá graças a um convênio entre a Prefeitura e a Polícia Civil, assinado na última quinta-feira (7 de fevereiro). Segundo a previsão, o atendimento 24 horas deve ter início em 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

www.juicysantos.com.br - Delegacia da mulher 24 horas em SantosImagem: Miguel Bruna para Unsplash

Ativistas do combate à violência contra a mulher na região, como a ONG Hella, esperam essa boa notícia há tempos – e lutaram para que ela se tornasse realidade.

O período entre a decisão da mudança e o início do atendimento será utilizado para a adequação da estrutura física da DDM, tanto interna quanto externa. Serão feitos, por exemplo, serviços de pintura, alvenaria e reparos na parte elétrica e hidráulica. A estimativa é que o investimento nas obras chegue a R$ 450 mil.

“É uma necessidade fornecer um atendimento qualificado às mulheres vítimas de violência. Há protocolos de atendimento específicos, são necessárias salas especiais para colher o depoimento de crianças, por exemplo. Por isso, essas adequações físicas são necessárias para que funcione 100%”, explica o diretor da Polícia Civil na Baixada Santista e Vale do Ribeira, Manoel Gatto Neto.

Além disso, a Prefeitura promete disponibilizar um guarda municipal que acompanhará diariamente os plantões. Assistentes sociais e psicólogos também estarão sempre à disposição para apoiar o atendimento às ocorrências.

A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Santos fica na Rua Assis Corrêa, 50, Gonzaga.