Flávia Saad
Texto porFlávia Saad
38 anos - Santos (SP)

1 em cada 45 moradores já teve contato com o coronavírus na Baixada Santista

Nós temos uma notícia bem crítica para dar hoje.

É que 1 em cada 45 habitantes já teve contato com o coronavírus na Baixada Santista.

Este é o resultado da segunda etapa do estudo Epidemiologia da Covid-19 na Região Metropolitana da Baixada Santista, o Epicobs.

A equipe fez testes rápidos em 2.432 pessoas da região entre os dias 13 e 15 de maio. Destes, 54 estavam positivos para COVID-19.

Os exames identificam a presença de anticorpos para o novo coronavírus. O teste positivo significa que a pessoa já teve o vírus – podendo ou não apresentar sintomas.

A partir do resultado das amostras positivas, há um cálculo, similar ao de uma pesquisa eleitoral, levando em consideração a quantidade populacional da região, para estimar o total de infectados.

Assim, proporcionalmente, 2,2% da população já entrou em contato com a doença.

Só na cidade de Santos, quase 8 mil pessoas estiveram em contato com o corona.

www.juicysantos.com.br - coronavírus em santos e região

Subnotificação do coronavírus

Outra preocupação que aflige os profissionais de saúde e autoridades é o baixo número de registros de COVID-19.

A cada registro oficial da doença, outras 10 não são notificadas aos órgãos públicos de saúde.

O estudo revela que 40.608 habitantes de toda a região já tiveram coronavírus. Os dados oficiais, no entanto, apontam 4.062 casos na região. Ou seja, a subnotificação é de 10%.

Em relação ao fim do mês de abril, quando aconteceu a primeira fase do levantamento, houve um aumento de 57% no número de pessoas infectadas pelo coronavírus na Baixada Santista.

De acordo com os pesquisadores do Epicobs, os resultados servem para reforçar que NÃO SERÁ POSSÍVEL SAIR DO ISOLAMENTO SOCIAL NESTE MOMENTO.

Levando em conta os dados da pesquisa, o pico de contaminação do coronavírus em Santos e região deve acontecer na 24ª semana epidemiológica. Isso quer dizer a partir de 7 de junho.

Se tem uma mensagem que a gente reforça diariamente aqui no Juicy Santos e nas nossas redes sociais, é que só dá pra parar o coronavírus se eu, você e todos nós ficarmos em casa.

www.juicysantos.com.br - testes de coronavírus na Baixada Santista

Como funciona a pesquisa do coronavírus na Baixada Santista

É bem importante receber de portas abertas os pesquisadores do Epicobs. As equipes de saúde estão pelos bairros da região devidamente paramentadas com os EPIs descartáveis (máscara, gorro, óculos, avental) e identificados com crachá. As residências são escolhidas aleatoriamente por um sistema automatizado.

Esse levantamento terá quatro etapas, com intervalo de 15 dias entre cada uma. A próxima ocorre nos dias 27 a 29 de maio.

Espera-se que, ao final de dois meses, cerca de 10 mil pessoas façam o teste do coronavírus na Baixada Santista.

Os resultados destas quatro fases vão servir para planejar ações imediatas, não só na Saúde, mas também na Assistência Social e na Economia, além de balizar o Governo do Estado quanto à situação da Baixada Santista e às medidas de flexibilização regional.

Conheça a história de mulheres que estão na linha de frente do combate à COVID-19.