Juicy Santos
Texto porJuicy Santos
Santos

Quando o Centro de Santos era “Cidade”

Entre tantas expressões e formas de falar típicas dos santistas está (ou esteve?) o hábito de denominar “Cidade” o Centro de Santos, mais especificamente a zona comercial daquele bairro. Essa maneira peculiar, no entanto, é cada vez menos usada. Só os mais antigos, ou os que preservam pelas tradições, parecem ainda utilizar esse termo.

centro de santosFoto: site da Belliótica

Até mais ou menos dez, 15 anos atrás, era bastante comum se ouvir, “ah, vou ali na ‘Cidade’ pagar uma conta”, “vai comprar o presente onde, no Gonzaga ou na ‘Cidade’?”, ou ainda “pega a Conselheiro Nébias no sentido ‘Cidade'”, e também, “esse ônibus vai pra ‘Cidade’?”. Por falar em ônibus, até nos letreiros dos itinerários das linhas o “Cidade” aparecia.

Aos poucos, sabe-se lá por que motivos, a denominação foi caindo em desuso. A empresa que assumiu o transporte coletivo no município, no final dos anos 90, talvez por ser forasteira e ignorar o que signficava essa tal ‘Cidade’, adotou o convencional “Centro” nos painéis eletrônicos. Nos textos nos jornais, nos falatórios das autoridades, na televisão o “Cidade” foi desaparecendo, desaparecendo…

Vamos resgatar o “Cidade”?

Texto por @waasantista

O post que você acabou de ler foi publicado por meio da seção Envie Seu Post. Você também pode colaborar com o Juicy Santos mandando seu texto, fotos e produções.