Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Conheça um pouco mais sobre a Praça José Bonifácio

A Praça da Independência é um ponto de referência aqui em Santos.

O Juicy Santos já te mostrou o que há no monumento do Pantheon dos Andradas.

Mas não são apenas esses os pontos que homenageiam José Bonifácio aqui na cidade. O cara, que pode ser encontrado até em Nova Iorque, dá nome a uma das praças do Centro Histórico da cidade. 

A Praça José Bonifácio fica entre a Av. Senador Feijó e as ruas Amador Bueno, São Francisco e Brás Cubas e representa mais um oportunidade para os santistas e turistas conhecerem o ilustre conterrâneo que participou de forma ativa da história do país.

praça josé bonifácio

A homenagem foi dada em 1887. Na época, o então vereador Américo Martins dos Santos indicou a nomeação de uma avenida. Na sessão seguinte, a Câmara decidiu, por unanimidade, colocar o nome não em uma avenida, e sim em toda uma quadra. A até então conhecida como Quadra Mauá passou a se chamar Praça José Bonifácio (O Moço).

Em 1956, a estátua ali presente foi inaugurada. Trata-se do Monumento ao Soldado Constitucionalista de São Paulo, também conhecido como Filho de Bandeirantes ou Soldado Ferido.

A obra tem criação do escultor Antelo Del Debbio.

praça josé bonifácio

praça josé bonifácio

Em 1961, a praça ganhou seu nome atual: Praça Patriarca José Bonifácio.

Por anos, o local era conhecido por ter um coreto, no qual aconteciam apresentações periódicas de música para a população local. Em sua volta, ficavam bancos para que o público assistisse aos shows de maneira confortável.

Atualmente mantêm-se apenas o monumento e os bancos.

praça josé bonifácio

Quem foi José Bonifácio

Filósofo, advogado, professor, cientista e político, o santista José Bonifácio combateu Napoleão em Portugal; foi secretário da Academia de Ciências de Lisboa, membro das mais importantes sociedades de pesquisa da Europa, catedrático de mineralogia em Coimbra; deputado, vice-presidente da Província de São Paulo, ministro do Império; exilado político, tutor do imperador Pedro 2° e articulador da independência brasileira.

* Com informações de UOL Educação