Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Ouvidoria de Santos: como usar e melhorar a cidade?

Se o buraco aí da sua rua vai ganhar uma festa de aniversário, essa matéria é para você.

Também vale para aquele poste sem iluminação há semanas ou então para as árvores que sentem falta de uma poda há tempos. Em resumo: se você vive em Santos e a sua rua ou bairro tem um problema que deve ser resolvido pelo poder público, mas aparentemente foi esquecido, nós temos uma sugestão que pode te ajudar a soluciona-lo. Você já tentou mandar aquele textão para a ouvidoria de Santos?

Pois, cá entre nós, os problemas merecem, sim, textão/vídeo no Facebook. Mas não dá pra ficar nesse canal e esperar sentado que a solução chegue. Então por que não centralizar essas reclamações em um local que existe exatamente para isso: ouvir e buscar soluções?

www.juicysantos.com.br - como fazer reclamações em santos pela ouvidoria de santos

O que é a ouvidoria de Santos

Assim como em qualquer outra cidade ou empresa, a ouvidoria de Santos funciona como um canal de contato entre os munícipes e a administração da cidade. Mas, aparentemente, a população não foi apresentada a essa possibilidade. Já que o número de ocorrências abertas não é muito grande. Em janeiro de 2019, por exemplo, foram pouco mais de 3 mil demandas enviadas – a maior parte de bairros considerados nobres.

Só para ilustrar, se somados, Embaré, Aparecida, Boqueirão, Ponta da Praia, Pompéia e Vila Mathias enviaram mais de 1.200 reclamações no primeiro mês do ano. Enquanto os 10 morros da cidade somaram 165 ocorrências abertas no mesmo período.

Em outras palavras, precisamos usar mais e melhor a ouvidoria de Santos.

A galera tem resultados com a ouvidoria de Santos?

A boa notícia é que fazer isso é simples e pode, sim, trazer resultados. A Mallu Santos é um bom exemplo disso, pois usa o serviço sempre que necessário e já conseguiu reverter situações que até então pareciam impossível. De acordo com a experiência da tatuadora santista, os resultados costumam ser rápidos e satisfatórios.

“Já consegui, entre outras coisas, um semáforo num cruzamento próximo e a coleta de lixo irregular. Ambos os serviços foram solucionados com rapidez, mas há casos que não são tão ágeis – o que acredito ser um problema do setor responsável e não da ouvidoria de Santos em si”, comenta.

Ainda de acordo com Mallu, é importante guardar o número da sua reclamação. Afinal, ele serve para acompanhar o passo-a-passo das providências que serão tomadas.

Na ouvidoria, neste ano de 2019, 392 ocorrências abertas no último mês seguem abertas e 41,9% dos usuários ficaram satisfeitos com o serviço, como a Mallu.

Como fazer uma reclamação na Ouvidoria de Santos

Sabendo disso, que tal começar a usar a ouvidoria de Santos e melhorar a cidade sempre que possível?

As reclamações (sugestões e denúncias também são bem-vindas) podem ser feitas através de vários canais diferentes. Ou seja, você pode escolher o que for mais prático para você:

Tem reclamações para fazer? Então comece já e faça como a Mallu, acompanhe o andamento que a sua solicitação terá. Também é importante comentar sobre a ouvidoria de Santos com outros moradores da cidade. Porque, deste modo, os problemas da cidade serão protocolados da maneira correta e vai ser mais fácil reclamar caso nenhuma solução apareça.

* Todos os dados expostos na matéria são do ranking de eficiência da cidade