Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Advogado gratuito em Santos

Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Se você está com uma dúvida sobre os seus direitos em alguma situação ou precisa encarar um tribunal, por qualquer que seja o motivo, mas não tem dinheiro para pagar um advogado, não precisa entrar em pânico.

Todo mundo pode ter um defensor.

Os honorários de um escritório de advocacia costumam ser salgados, mas alguém já te disse que é possível contratar atendimento jurídico gratuito em Santos (e em qualquer lugar do país)?

Sim, existem várias maneiras de ter acesso a um profissional – já formado ou sendo orientado pelos professores na formação de Direito – e sair dessa situação sem dívidas e problemas. E, antes de que você feche o post e desista, tire a ideia de que esse tipo de serviço não é de qualidade.

Todos eles são qualificados e fazem o possível para defender os clientes. Pode confiar!

Entenda como funciona e compartilhe esse post com os amigos que podem estar precisando de serviços de um advogado gratuito em Santos.

www.juicysantos.com.br - onde encontrar serviço de advogado gratuito em santos

Coordenadoria de Assistência Judiciária Gratuita e Orientação Jurídica ao Cidadão (Cadoj)

Oferecido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Santos) em parceria com a Secretaria de Relações Institucionais e Cidadania, da Prefeitura de Santos, atende a diversas demandas, como investigação de paternidade, ações de divórcio, indenizações, pensão alimentícia, execução de alimentos, inventários, regulamentação de visitas, adoção, guarda, despejo, internação compulsória, juizado especial cível, defesas em processos, entre outros.

Apenas no segundo semestre de 2017, foram mais de 2 mil pedidos registrados.

Vale lembrar que o Cadoj recebe pessoas de qualquer cidade, e não só de Santos, como explica o coordenador, Rolf Kanowski Junior.

“Somente nos casos em que haja nomeação de advogado pelo convênio, o atendido deverá comprovar residência em Santos. Essa é uma dúvida frequente nos atendimentos”.

Você pode procurar um dos dois endereços: na sede da OAB (Praça José Bonifácio, 50, Centro) diariamente, das 9 às 17 horas; e na Câmara Municipal de Santos (Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 1, Vila Nova) às segundas-feiras, das 14 às 17 horas.

Mais informações pelo telefone (13) 3225-8139.

Convênio estadual da OAB Santos

Além da parceria com o município, a OAB também mantém um convênio estadual.

Nesse caso, a pessoa que necessitar de um advogado em Santos ou em outra cidade da Baixada Santista deve procurar atendimento na cidade de sua residência ou na que tramita sua ação. Importante: podem requisitar o serviço pessoas com até renda familiar de 3 salários mínimos.

Tanto o atendimento quanto a triagem acontecem na sede regional da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (Av. São Francisco, 261, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8 às 9h30.

Não esqueça de ter em mãos os documentos da ação que será proposta ou defendida, além dos documentos pessoais, como RG original, CPF, comprovante de residência (conta de água, luz, gás, telefone, contrato de aluguel, recibo de aluguel, etc), comprovante de renda (carteira de trabalho, declaração do empregador ou outro, se houver).

Leia também
Onde procurar ajuda gratuita em Santos
Serviços de beleza gratuitos em Santos
Spa com preços acessíveis em Santos

Universidade Católica de Santos

A população pode buscar por diversos serviços no local, que funciona como um estágio para os alunos (coordenados por professores do curso de Direito). A maior procura recai sobre casos relacionados a família (como pensão alimentícia, separação e paternidade, por exemplo); orientação jurídica; e ajuizamento e acompanhamento.

O atendimento tem início com um estagiário que prepara a minuta, acompanha o caso no fórum e participa das audiências. Tanto moradores de Santos quanto das demais cidades da Baixada Santista podem utilizar o local.

Abre de segunda a sexta-feira, das 9 às 11 horas e das 14 às 17 horas, no campus Boqueirão da universidade (Rua Dagoberto Gasgon, 8, Boqueirão).

Mais informações estão disponíveis pelo telefone (13) 3205-5555 – ramais 816/823.

Universidade Santa Cecília

O escritório de Assistência Judiciária da Unisanta funciona nos mesmos moldes do da Católica, com os alunos de Direito assumindo os casos, sob a supervisão de um dos professores da casa. A população pode ir em busca de serviços na área de Direito de Família. No entanto, é preciso comprovar renda de, no máximo, três salários mínimos e não possuir imóvel.

Funciona toda segunda, quarta e sexta-feira, sempre das 14 às 17 horas, em um endereço próprio (Rua Soares de Camargo, 11, Boqueirão). Mensalmente, cerca de 300 atendimentos são realizados.

Maiores informações no telefone (13) 3202-7193.