Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 25 anos - Santos

Lama negra de Peruíbe

Pra muitas pessoas, celulite, acne, rugas e manchas na pele são algumas coisas que incomodam (e muito). 

Já pensou poder amenizar esses e outros problemas dermatológicos – além de várias adversidades de saúde – durante um passeio turístico, ouvindo o som do mar e com os pés quase na areia?

Então você precisa conhecer o Lámario de Peruíbe, famoso em todo o Brasil e também no exterior.

Para quem nunca ouviu falar, a lama negra de Peruíbe é rica em propriedades curativas.

Encontrada na margem esquerda do Rio Preto, a lama é coletada de forma artesanal e passa por um longo processo de descontaminação.

lamário de Peruíbe

Pesquisas feitas em todo País indicam que suas características são similares à da lama encontrada no Mar Morto.

Ao visitar o lámario, você pode fazer a aplicação da mascará no rosto, por R$ 3.

O tempo de efeito é de 20 minutos, período em que um vídeo sobre a origem e efeitos da lama é apresentado.

E funciona? Sim, nós experimentamos!

Após lavar o rosto, a prova real: a pele fica mais leve. Tive a sensação de que as células mortas foram eliminadas e, mais do que isso, a vermelhidão das espinhas estava bem menos visível.

Do que a lama é composta?

Segundo o vídeo, na lama de Peruíbe tem argila, feldspato, quartzo, biotita, muscovita, magnetita, turmalina, estaurolita, zarcão, cianita, epidoto, granada, augita, monazita, clorita e diatomáceas, cyclotella, navícula, consinodiscus, aulacodiscos e actinóptychus.

Tá, mas para que é indicada?

Fribromiosite, Nevrites, Artrite reumatóide, Afecções vasculares periféricas, Gota, Moléstia de Reynaud, Tenosinovites, Antropatia crônica degenerativa, Artropatias crônicas e subcrônicas secundárias, Reumatismo não articular, Mialgias essenciais ou secundárias, Artrites obliterantes e Flebites.

No setor dermatológico: psoríase, dermatites, caspa, seborreia do couro cabeludo, seborreia fluente do rosto, acnes, rosácea, machas na pele, dermática atópica, rugas, celulite e cloasmas.

lamário de Peruíbe

Para alguns casos, como o de imersão do corpo (que não estava acontecendo durante a nossa visita), os pacientes tiram a lama em um banho no mar.

Segundo os funcionários, a combinação de sol + lama + água salgada garante um efeito ainda melhor.

Verdade ou não, uma coisa eu posso garantir: o mar que é vizinho do lamário é digno de suspiros…

lamário de Peruíbe

Se você não mora nas redondezas, pode comprar a lama para aplicar em casa.

A embalagem de 1kg sai por R$ 65 (preço de fevereiro de 2016), mas também estão à venda sabonetes, shampoo, condicionador e máscara.

O Lamário de Peruíbe fica na Av. Mário Covas Júnior, 204. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas e aos sábados e domingos, das 10 às 16 horas.