Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

Cartagena na Colômbia: o que fazer e dicas essenciais

Cartagena na Colômbia é uma ótima escolha para quem busca por um destino que une mar, boas histórias, comidas incríveis e férias inesquecíveis.

E a galera está sabendo disso! De acordo com dados da Proexport Colômbia (organização governamental que promove o turismo nesse local), Cartagena das Índias é uma das cidades favoritas dos brasileiros que embarcam com destino à Colômbia. Também é um passeio em acessão entre turistas de todo o mundo.

Nós entendemos totalmente esse amor: estamos falando da capital do departamento de Bolívar e da quinta maior cidade do país. Mas não é só isso, Cartagena tem praias ótimas, muita cultura, gastronomia de primeira e é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

O Juicy Santos já esteve em Cartagena e San Andres e, por isso, essa matéria reúne dicas essenciais para a sua viagem sair do papel e ser um sucesso.

www.juicysantos.com.br - Cartagena na Colômbia

O que fazer em Cartagena na Colômbia

Vamos começar dizendo: Cartagena conquistou o coração de uma apaixonada por Nova York, ou seja, tem muita coisa para fazer na cidade. Pode fazer reserva de uns 3 ou 4 dias sem medo de ficar entediado, pois isso é quase impossível.

Seu roteiro OBRIGATÓRIAMENTE tem que ter paradas em:

– Castelo de San Felipe de Barajas;
– Puerta del Reloj;
– Iglesia de la Santisima Trinidad;
– Convento de la Popa;
– Plaza Santo Domingo;
– Plaza Santa Teresa;
– Passeio de Chiva;
– Arquipélogo de Rosário;
– Playa Blanca;
– Bocagrande;
– La Boquilla;
– El Laguito;
– Manzanillo;
– Islas del Rosario;
– Playa Blanca de Baru;
– Cafe del Mar;

Percebeu que a lista tem poucas praias? Pois é, apesar de ser banhada pelo mar do Caribe, Cartagena não é uma cidade com praias paradisíacas e azuis como a caribenha Klein Curaçao, por exemplo. O sucesso é maior pelo Centro Histórico, ou cidade amuralhada, já que o local é considerado um patrimônio histórico pela Unesco. Boa parte dos seus passeios vão ser nesta região da cidade, o que não significa que não vai rolar praia.

www.juicysantos.com.br - Cartagena na Colômbia

Praias em Cartagena na Colômbia 

A principal praia de Cartagena é Bocagrande, que está na nossa lista de lugares que você deve conhecer. Mas não vai rolar um “uau” por encontrar algo muito diferente do que você está acostumado. A praia tem areia e água escuras, igualzinho a Santos e isso não significa que o mar seja sujo. A praia é indicada por estar localizada em uma região mais badalada da cidade. Se você quiser mar caribenho, opte por regiões mais afastadas como Islas del Rosario e Playa Blanca de Baru, que também estão na nossa lista.

No entanto, vá sabendo que não vão rolar muitos quiosques, as praias vão ser bem cheias e não faltam camelôs meio chatinhos no rolê. Também é comum que massagistas apareçam oferecendo uma massagem nos pés. Claro que massagem nos pés é sempre bem-vinda, mas quando você se der conta, o seu corpo pode estar cheio de creme e a conta pode ser mais cara do que imaginado. Verifique o valor antes de relaxar e seja feliz 🙂

Mas, apesar de tudo isso, não desista da viagem. Nós só estamos avisando que a cidade tem o calor do Caribe, o sorriso do Caribe e a história do Caribe. Mas, talvez, as praias não sejam exatamente as que estão no seu imaginário. E é daí que vem a nossa próxima dica.

San Andres e Cartagena na mesma viagem

Para curtir ainda mais e viver o Caribe do mar MUITO azul, passe alguns dias da sua viagem em San Andres. Muita gente pergunta qual é a distância entre Cartagena e San Andres e podemos confirmar: os dois lugares ficam bem pertinho. De avião, o voo é DIRETO e tem duração de aproximadamente 1 hora.

Na ilha, você vai encontrar mar com águas cristalinas, envolto pela reserva da biosfera seaflower – uma das maiores barreiras de coras das Américas. Além disso, o local é famoso pela areia branca, as águas mornas e o seu mar de sete cores, com lindas variações de verde e de azul. Ou seja, garantia de muitas fotos lindas pra você postar nas redes sociais e mandar pros amigos.

De volta à Cartagena

www.juicysantos.com.br - Cartagena na Colômbia

Nós fomos um pouco mais longe, mas vale lembrar que essa matéria é sobre Cartagena. Por isso, vamos voltar aos encantos da cidade.

Centro Histórico de Cartagena na Colômbia

Quando você visitar a maioria dos pontos que nós indicamos, irá se deparar com locais fotogênicos e coloridos. Toda a arquitetura de Cartagena das Índias tem ar mais imponente do que estamos acostumados, com pés direitos altos, espaços internos grandes e muitas varandas floridas. Além disso, a cidade nos presenteia com vários monumentos, igrejas, praças e bandeiras da cidade e do país.

Uma coisa boa: tudo fica bem perto e o deslocamento pode ser resolvido facilmente. Então você vai conseguir fazer boa parte dos passeios andando ou utilizando aplicativos como Uber e EasyTaxi. Caso opte pelo segundo, preste atenção em um fator: os táxis não têm taxímetro, então vale a pena perguntar ao motorista quanto custa a corrida de táxi em Cartagena.

Na nossa viagem, por exemplo, usamos táxi apenas para ir ao Convento de la Popa. O convento fica num ponto alto da cidade, com aproximadamente 150 metros de altura. Por isso, achamos mais válido fazer o percurso de carro. Lá em cima, você encontra uma vista belíssima, com muito vento, espaços amplos e história. Não dispense o táxi se quiser descer de carro. É necessário que ele fique te esperando, pois existe uma restrição que diz que nenhum táxi sobe sem passageiro garantido.

www.juicysantos.com.br - Cartagena na Colômbia

Saindo do convento, aproveite para ir ao Castelo De San Felipe De Barajas com o mesmo táxi, porque os dois são próximos um do outro. A fortaleza é enorme, com níveis diferentes e várias entradas. Quase um labirinto onde dá para se perder com facilidade. Um lugar bem legal para olhar a Cidade Amurallada.

Dica de ouro do Juicy Santos

Muita gente se pergunta qual a língua falada em Cartagena. Você pode ficar tranquilo que é o espanhol e os brasileiros costumam se virar bem. Mas, caso você não domine a língua espanhola (como nós), a galera é bem solícita com os turistas e se esforça para se comunicar no portunhol – especialmente porque, de uns tempos pra cá, esse destino tem sido um dos mais queridos dos brasileiros na vizinha Colômbia, como já mencionamos no início do texto.

Nosso lugar preferido em Cartagena na Colômbia

Anota aí para não esquecer desse lugar: Cafe Del Mar Cartagena.

www.juicysantos.com.br - Cartagena na Colômbia

Esse é um café/restaurante que fica sobre a muralha que cerca o Centro Histórico de Cartagena. Sentado em uma das mesinhas dispostas o local, você terá uma visão linda do mar caribenho e um ângulo diferente das muralhadas. Mas, o mais importante: estamos falando do melhor pôr-do-sol em Cartagena. Pode aplaudir e postar com #gratidão. Não tem como não se emocionar com o visual, é lindo.

A entrada durante a tarde sai de graça e o local fica bem cheio. Tem música eletrônica e bons drinks (ou cervejas geladas) para você curtir o momento.

Sobre o estabelecimento, até agora nós não descobrimos se é um Café Del Mal oficial ou um pirata. Se for pirata, é inception. Cartagena e piratas têm tudo a ver – historicamente falando. Mas, independentemente da legalidade (ou não) do uso de marca, já elegemos o melhor lugar da Ciudad Amurallada para se despedir do dia e ver o sol se pondo.

Como chegar em Cartagena na Colômbia 

Sua viagem pode ser feita de avião ou navio. Dá para ir de carro para Cartagena num estilo de road trip também, mas são 7.300 quilômetros no total saindo de São Paulo, o que daria mais ou menos 8 dias dirigindo por 12 horas por dia. Melhor pular essa opção e pensar nas possibilidades mais práticas, rápidas e econômicas.

Ainda não temos voos diretos do Brasil para Cartagena, então você vai precisar fazer uma escala para chegar ao seu destino final. Na nossa viagem, paramos no Panamá, onde piramos no duty free. Também há opções de voos com escala em Lima ou Bogotá (com a LATAM), Panamá, como nós (Copa Airlines) e também por Bogotá (com a companhia Avianca). Apesar disso, a viagem é bem rapidinha e pouco cansativa – dá pra chegar lá e ainda fazer um passeio.

Já quem gosta de cruzeiro pode optar por um roteiro com parada na cidade – inclusive saindo aqui de Santos. Neste caso, leve em consideração que o seu tempo em Cartagena será muito menor (normalmente apenas uma tarde) e, por isso, você terá que selecionar bem os locais que quer conhecer.

Onde se hospedar em Cartagena na Colômbia

Se você vai de avião e ficará alguns dias na cidade, eis uma ótima notícia: Cartagena se tornou tão popular entre os turistas que tem várias e boas opções de hospedagem, inclusive com hotéis boutique e spas maravilhosos. Se você quiser apenas um lugar honesto, limpinho e confortável também encontrará estabelecimentos prontos para te atender da melhor maneira possível. Em resumo: tem onde ficar em Cartagena para todos os bolsos e estilos.

Na nossa viagem, que aconteceu em 2014, buscamos por hotéis baratos em Cartagena. Depois de muitas pesquisas, chegamos a uma ótima escolha: pouco mais de R$ 100 por pessoa, em um três estrelas com café da manhã incluso – no Hotel Porta de San Diego. Mas existem outros estabelecimentos nesse estilo e até hostels. Por isso, vamos focar em te ajudar a encontrar a melhor localização, tudo bem?

Não temos dúvidas: sua experiência será muito melhor se você se hospedar dentro da cidade amuralhada. Você estará um pouco mais distante das praias, mas como nós já falamos, apesar de Cartagena na Colômbia ser banhada pelo mar caribenho, essa não é exatamente a grande atração da cidade. Ficando no Centro Histórico, você estará perto dos melhores restaurantes e da maioria dos pontos turísticos. Não se assuste se houver diferença entre os valores se comparados com outros bairros, lembre-se que você vai economizar no transporte e ganhar tempo na hora dos passeios.

Algumas boas opções de hotel em Cartagena são:

Delirio Hotel
Onde: Calle de la Iglesia, 35-27

Sofitel Santa Clara
Onde: Calle Del Trono, 39-29

Charleston Santa Teresa
Onde: Carrera 3, 31-23

Onde comer em Cartagena na Colômbia

Aqui no Juicy Santos, nós somos completa e absolutamente apaixonados por gastronomia. Então, sempre montamos nossos roteiros de viagem pensando no que vamos comer, o que garante que não deixaremos nenhum prato típico de fora do nosso rolê e nem do seu.

Em Cartagena, você irá se deparar com ótimas opções, desde restaurantes mais badalados até os que são frequentados por locais e pouco citados em guias e materiais utilizados por turistas para buscar indicações. Nas ruas, também existem boas opções e aquela caminhada despretensiosa pode render uma refeição incrível. Deu para entender que a comida de lá é maravilhosa, né?

Tomamos o café da manhã no hotel em todos os dias, o que foi ótimo. O prato mais típico de lá se chama arepas, parece um pãozinho de milho recheado com diversos sabores. Ele é bastante comum no café da manhã e da tarde e vem nas versões frita, assada e feita no vapor. Fritura é sempre uma delícia, então já sabe qual é o melhor deles.

Entre os restaurantes da cidade, vale a pena conhecer o La Mulata, que tem uma decoração jovem, pratos mega bem apresentados e valores amigos (não deixe de pedir a limonada) e o La Cocina de Cartagena, com seus pratos típicos e um ótimo atendimento. Nós também amamos o Krioyo e o Perú MarO primeiro tem no menu um arroz de coco que nos dá saudades até hoje e o segundo investe no tempero peruano e um cardápio com muitos frutos do mar.

Compras em Cartagena na Colômbia

www.juicysantos.com.br - Cartagena na Colômbia

Além de lugares incríveis, boas comidas e um hotel confortável uma boa viagem também tem compras, correto? Nem que seja um chaveiro ou aquela camisa “alguém que me ama foi a ______ e me trouxe essa camisa”.

O legal, é claro, é busca por itens que sejam típicos da região visitada. Na Colômbia uma opção são as bolsas Wayuu. As bolsas foram moda aqui no Brasil e até hoje são vendidas por aqui por valores assustadores, mas na sua viagem será possível conquistar a sua Wayuu própria por um preço amigo do cartão de crédito – se você comprar na rua e não nas galerias chiques, óbvio.

Para quem não conhece, as bolsas são feitas artesanalmente. Então não vai rolar de ver duas iguais. O valor é diferente conforme o tamanho do ponto, quanto menor o ponto mais cara é a bolsa. Vale a pena parar para ver as artesãs fazendo e comprar ao menos uma.

www.juicysantos.com.br - Cartagena na Colômbia

A melhor época para viajar para Cartagena na Colômbia 

Cartagena é uma daquelas cidades onde o inverno é quente. A média anual de temperatura fica próxima aos 27º C, então não importa em que época do ano você vá, a sensação será de verão. Mas, a probabilidade de chuvas é maior entre maio e novembro.

Como você já sabe, a maior parte dos passeios são feitos em locais abertos e andando. Por isso, indicamos que o período mais chuvoso do ano seja evitado.

De todo modo, a gente sabe que períodos chuvosos não significam que todos os dias serão cinzas e de chuva. Como Cartegena é um destino extremamente turístico, a programação da cidade tem vários eventos que buscam um maior movimento no período de baixa temporada. Além disso, os hotéis costumam ter valores menores nessa época do ano. Ai vale a pena ver se você prefere arriscar ou ir sabendo que o tempo vai ser de sol.

Documentação necessária para ir à Colômbia

Está decidido a ir para Cartagena na Colômbia e agora bateu a preocupação sobre a documentação necessária para a viagem acontecer?

Brasileiros não precisam de visto ou passaporte para entrar na Colômbia, basta ter um RG com foto identificável. Se o seu for antigo ou estiver danificado a nossa dica é: faça um novo. A taxa no Poupatempo é bem baratinha e isso vai evitar possíveis dores de cabeça. Também é importante conferir a lei do local onde será a sua conexão, caso seja no Panamá ou outra região, por exemplo, certifique-se se apenas o RG é suficiente.

Vale lembrar que é necessário ter em mãos a carteirinha internacional de vacinação com a comprovação da vacina contra a febre amarela. Em Santos, isso é feito gratuitamente e demora poucos minutos. Também é assim na maioria das cidades. De todo modo, não deixe para a última hora e informe-se.

www.juicysantos.com.br - Cartagena na Colômbia

Depois que a sua entrada for liberada e você estiver curtindo Cartagena, seus gastos serão em pesos colombianos (R$ 1 = 740,17 COP*). Muitos turistas optam por levar dólar, mas é melhor levar a moeda local. Isso porque alguns estabelecimentos não aceitam a moeda ou fazem umas contas em que o turista sai no prejuízo. Mas, se o seu cartão de crédito/débito for internacional, isso não será um grande problema.

* Cotação da primeira semana junho de 2018