Igreja Anglicana, uma construção centenária no Canal 1

Santos tem diversas construções históricas que fazem parte do roteiro turístico e cartões postais da cidade.

Este post é sobre uma delas: a Igreja Anglicana.

Igreja Anglicana

A igreja foi construída entre os anos 1917 e 1918, época em que a cidade estava em desenvolvimento e, por conta disso, contava com diversos imigrantes e empresas de países como Canadá, Estados Unidos e toda a Grã-Bretanha, local de origem da religião anglicana.

A estrutura arquitetônica, única no estilo neogótico vitoriano da Baixada Santista, foi tombada como bem cultural de interesse histórico, arquitetônico e ambiental pelo Conselho de Defesa do Patrimônio de Santos. E nós, do Juicy Santos, fomos até lá conhecer um pouco mais sobre a estrutura da construção e a religião.

A catedral

Assim como todas as igrejas dessa denominação, a construção santista – se vista de cima – tem o formato de uma cruz latina. “Seria uma capela rural muito comum das colônias da comunidade britânica”, explica o Reverendo Leandro Campos.

Vitrais com os quatro patronos das ilhas britânicas contemplam as paredes. São eles: São Jorge da Inglaterra, Santo André da Escócia, São Patrício da Irlanda e São David dos Países de Gales.

Igreja Anglicana

Igreja Anglicana

Ainda nas paredes, duas placas homenageiam os paroquianos que lutaram na primeira e segunda guerras mundiais, segundo conta o reverendo.

“Os jovens foram lutar. Os pais ficavam no Clube dos Ingleses escutando a BBC e as mães costuravam panos que eram utilizados pela Cruz Vermelha, para ajudar os feridos da guerra. Os nomes nas placas representam os que, infelizmente, morreram lutando. Todos os países aliados celebram o dia da lembrança, dia 11 do mês 11 às 11 horas”.

Igreja Anglicana

A proteção concedida pela Condepasa contempla tanto a parte interna quanto o lado externo da igreja, incluindo seus objetos. Entre os bens tombados, está o instrumento musical harmônio (reed organ), fabricado na Inglaterra no início do século passado.

Igreja Anglicana

A religião

Uma das maiores dúvidas em relação à Igreja Anglicana é se ela é católica ou protestante. Na verdade, os anglicanos têm tradição católica, mas com a diferença de ser uma religião aberta, liberal e democrática. Enquanto conversava com o reverendo, ele olhou para o portão e comentou que seu filho estava chegando.

“Eu tenho duas faculdades, duas especializações e comecei um doutorado”, explicou. “Sobre a questão do celibato, em 1539, quando houve o  rompimento da igreja Anglicana com a igreja de Roma, foi definido que isso não seria exigido dos padres anglicanos. O motivo é que isso não é uma norma bíblica, em momento nenhum é exigido isso no Novo Testamento. A igreja católica instituiu a norma no ano de 1300, antes disso não era obrigatório, tanto é que vários papas eram filhos de padres”, esclarece.

Igreja Anglicana

Outra diferença está na forma como personagens bíblicos são vistos. Enquanto Maria Madalena é tratada como prostituta por algumas religiões, os anglicanos a consideram uma apóstola de Jesus como qualquer um dos outros seguidores. “Nós chamamos de unidade do texto bíblico algo que tenha começo, meio e fim, como um texto. Pegaram dois textos distintos, um que fala de uma prostituta e outro que fala sobre Maria Madalena, e leram como uma coisa só, daí veio a fama de prostituta”.

E mais: as mulheres podem celebrar missa nas igrejas anglicanas.

Além dessas diferenças, a Igreja Anglicana é a favor do uso de métodos anticoncepcionais. Para eles, o planejamento familiar apoiado pela ciência é necessário, para que crianças não nasçam e sejam depois “jogadas no mundo”. Também permite-se que divorciados voltem a casar, pois, segundo eles, Deus não quer nos ver sofrer.

A Igreja Anglicana está localizada bem em frente ao Orquidário, na Praça Washington, 92, José Menino. As celebrações acontecem sempre aos domingos, às 10h30. No segundo domingo do mês, há missa em inglês, às 9 horas.