Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos
TAGs

Hotel 5 estrelas: qual o critério dessa classificação?

Hotel 5 estrelas é muito caro e uma estrela é muito ruim.

Essa é a definição que muita gente tem sobre a classificação dos hotéis. E, vamos a uma confissão, por muito tempo também foi a minha maneira de pensar. Afinal, faz todo sentido que a classificação menor seja ruim e a maior a mais cara, né? Mas, não é bem assim que as coisas funcionam na prática. 

Você sabe o que um hotel precisa ter para ser 5 estrelas e o que deixa com um número inferior?

Se acaso a sua resposta for não, vale a pena entender essa classificação. Desta forma na sua próxima pesquisa sobre viagens em sites como o Booking e o Decolar.com, por exemplo, você não vai descartar uma boa oferta por imaginar se tratar se um local sujo ou algo deste tipo.

O que um hotel 5 estrelas precisa ter

www.juicysantos.com.br - hotel 5 estrelas

Em um resumo rápido, é possível dizer que as estrelas têm o seguinte significado:

  • 1 estrela = simples
  • 2 estrelas = econômico
  • 3 estrelas = turismo
  • 4 estrelas = superior
  • 5 estrelas = luxo

Mas, vamos combinar que esses adjetivos são bem subjetivos e não nos ajudam muito a entender o que é um hotel 5 estrelas e sua diferença se comparado ao de 4. Por essa razão, desde 2012 o Brasil tem um sistema que padroniza os requisitos básicos para a conquista de cada uma das cinco estrelas, conhecido como SBClass. De acordo com esse sistema, a classificação funciona assim:

Hotel 1 estrela

Para ser classificado com uma estrela, ou seja, parão simples o estabelecimento precisa ter entre 12 e 24 horas de recepção por telefone. Além disso, 65% dos quartos precisam ter 9m² e mesma quantidade de banheiros com 2m². A troca de roupas de cama deve acontecer semanalmente e é necessário ser oferecido café da manhã.

Hotel 2 estrelas

Já para conquistar 2 estrelas, a recepção por telefone tem funcionar de 12 e 24 horas. Mas, os quartos precisam ser 70% com 11m² e banheiros com 2m². A roupa de cama deve ser trocado duas vezes por semana e o café da manhã precisa ser oferecido.

Hotel 3 estrelas

O mínimo de tempo de recepção por telefone aumenta para 18 horas. Além disso, 80% dos quartos devem ter 15m² e os banheiros 3m². As roupas de cama devem ser trocas em dias alternadas e as toalhas diariamente. É preciso servir café da manhã e restaurante para as demais refeições.

Para completar, os quartos precisam ter TV por assinatura, frigobar e internet disponível. Assim como climatização e estacionamento disponível para os hóspedes.

Hotel 4 estrelas

A recepção tem que ser 24 horas. Pelo menos 90% dos quartos devem ter 15m² e os banheiros 3m². Roupas de cama e de banho são trocas diariamente. Além de ter café da manhã e restaurante, também é preciso ter bar e serviço de quarto.

As suítes devem oferecer TV por assinatura, frigobar e internet. Assim como climatização e estacionamento disponível para os hóspedes.

Hotel 5 estrelas

E finalmente o que a gente realmente queria saber! O Hotel 5 estrelas precisam ter concierge, recepção 24 horas, quartos com 17m² e banheiros 4m². Roupas de cama e banho devem ser trocadas diariamente e o hotel precisa ter café da manhã, restaurante e bar – com serviço de quarto e dietas especiais. Os quartos devem ser climatizados, com colchões especiais, frigobar, TV por assinatura e internet.

Além disso tudo, também é necessário oferecer: estacionamento com manobrista, serviços acessórios (como, por exemplo, salão de beleza e lojas) e banheiras.

www.juicysantos.com.br - hotel 5 estrelas

Tem hotel 5 estrelas em Santos?

Se acaso você está com viagem marcada para Santos ou só ficou curioso para saber, tem hotel 5 estrelas em Santos sim! A lista é pequena, mas são boas opções para datas especiais como lua de mel e noite de nupcias, por exemplo:

  • Sheraton Santos Hotel
  • Hotel Parque Balneário

Além deles, também existem outras ótimas opções de hotel em Santos com os outros números de estrelas. Inclusive com opções petfriendly, com vista para o mar e até pousadas (sem estrelas, nesse caso).

Os melhores 5 estrelas do Brasil

Agora que você já sabe como funciona a classificação dos hotéis e o que um hotel precisa para ter 5 estrelas, talvez esteja se perguntando quais são os melhores hotéis 5 estrelas do mundo. Afinal, mesmo com a classificação existem diferenças entre os estabelecimentos. De acordo com as avaliações do Trip Advisor, os melhores hotéis 5 estrelas do mundo são:

  • Nayara Springs (Costa Rica)
  • The Oberoi Vanyavilas (Índia)
  • Aria Hotel Budapest by Library Hotel Collection (Hungria)
  • Riad Kniza (Marrocos)
  • Portrait Firenze (Itália)

E ai, você acha que fala a pena ficar em um hotel 5 estrelas ou prefere uma opção com classificação menor ou até um hostel?