Flávia Saad
Texto porFlávia Saad
38 anos - Santos (SP)

O que um navio norueguês e o Aquário de Santos têm em comum?

  • 103
    Shares

Os navios da operadora Norwegian Cruise Line se destacam na imensidão azul por seus cascos coloridos. Eles sempre trazem designs originais de artistas renomados de todo o mundo.

No lançamento dos cruzeiros da Norwegian em Santos, no mês de abril, nós ficamos intrigadas por uma coincidência bem curiosa.

O Norwegian Bliss traz uma pintura linda de um artista que está intimamente relacionado com a cidade de Santos. Seu nome é Robert Wyland.

Wyland e a arte ambiental

Wyland pintou na parte inferior do navio a obra Cruising with the Whales.

Nela, uma baleia jubarte e seu filhote representam a beleza da fauna do Alaska e a importância da preservação dessa e de outras espécies da vida marinha.

www.juicysantos.com.br - norwegian bliss and robert wyland

Junto a elas, estão arraias, leão marinho, golfinho, tartarugas e outros seres do mar.

Aqui em Santos, o artista deixou sua marca em dois enormes murais que adornam o Aquário Municipal. O nosso Aquário, pra quem não sabe, é o mais antigo do Brasil.

Únicos na América do Sul, os trabalhos de Wyland em Santos foram feitos em maio de 2008.

www.juicysantos.com.br - painéis do aquário de santos por robert wyland

Cada mural tem 12 metros de altura por 4 metros de largura. Eles já passaram por duas restaurações para proteger a pintura original: um deles em 2014 e o outro, em 2019. Quem conduz essa empreitada é o santista Alexandre Huber, autorizado por Wyland para fazer o restauro.

Com mais de 30 anos de carreira, Wyland se tornou uma das maiores referências em arte ambiental. Seus murais, pinturas e esculturas sempre destacam a questão central da vida marinha e dos oceanos que são suas casas. O pintor tem uma galeria com seu nome na Florida (EUA) e centenas de murais em mais de 18 países ao redor do mundo.

O que um navio de cruzeiro da Norwegian e o Aquário de Santos têm em comum?

O navio Norwegian Bliss

Com 302 metros de comprimento e 169 toneladas, o Norwegian Bliss foi entregue pela armadora em abril de 2018. E a primeira viagem aconteceu de Seattle até o Alaska. Seu design prioriza a eficiência energética e o consumo sustentável exigidos no estado norteamericano.

O que um navio de cruzeiro da Norwegian e o Aquário de Santos têm em comum?

Nesta temporada de 2019 (a partir de novembro), inicia viagens de Nova Iorque para destinos como Caribe, Bahamas e Florida.

Um de seus destaques de entretenimento é a maior pista de kart existente em um navio, com dois andares. Também oferece uma loja da Starbucks dentro do navio.

Tem espaço para 4 mil hóspedes. Ou seja, uma experiência de cruzeiro totalmente diferente!

A Norwegian Cruises oferece cruzeiros em destinos como Alasca, América do Sul, América Central, Europa, Canadá, México, entre outros.