13/03/2018 Por Ludmilla Rossi São Paulo

Litoral norte de SP: vamos?

Que há certo clima de rivalidade entre o Litoral Sul (aí incluindo a Baixada Santista) e o Litoral Norte de São Paulo, não tem como negar. Mas, quem quer mesmo se divertir e conhecer lugares novos sem sair dos limites do Estado, não pode descartar essa opção.

E, nem ficar só nas praias badaladas, como Maresias e Boiçucanga, por exemplo.

Apesar de essas praias pertencerem ao município de São Sebastião, o centro histórico desta é daqueles passeios que ganham lugarzinho especial na memória de quem o visita.

A conhecida Rua da Praia, com seus restaurantes e sorveterias é a pedida ideal para um passeio sem pressa. O casario em estilo colonial e a bela vista do canal que leva o mesmo nome da cidade, com Ilhabela à frente e os navios chegando ao porto, com certeza exige um cartão de memória com muito espaço livre, pois serão muitos clicks.

São Sebastião

Ilhabela é logo ali

Outro passeio obrigatório nesse tour pelo Litoral Norte de SP começa ali mesmo no centro de São Sebastião. A balsa que faz a travessia para Ilhabela fica nas proximidades e, essa viagem de aproximadamente 15 minutos é uma atração por si só. É um show de cenários bonitos que culmina com a chegada à cidade-arquipélago que tanto jus faz ao seu nome.

Ao visitante não faltam opções de passeio. Para quem tem um estilo mais aventureiro, a Praia de Castelhanos é uma boa pedida. A aventura já começa no caminho, que é feito em uma estrada de 22 km que atravessa a Mata Atlântica e só veículos 4×4 ou motos conseguem vencer. Mas, quem consegue chegar é brindado com a vista de uma praia que é considerada uma das mais belas do Brasil.

Já para quem curte um passeio mais tranquilo, não pode deixar de passar pelo centro histórico de Ilhabela, conhecido como Vila. Também com o estilo colonial muito bem preservado, ainda guarda aquele jeitinho gostoso de cidade do interior, com ruas estreitas e igreja matriz. Seu comércio oferece bastante opções, com bares, restaurantes e as tradicionais lojas de lembrancinhas. O Píer, que na temporada de verão é a entrada dos turistas dos navios, oferece também uma vista indescritível do canal.

Ilhabela - Vila

Ah, está com medo dos temidos borrachudos, não é? Calma. Apesar de fazer parte do ecossistema de Ilhabela (eles se reproduzem nas cachoeiras e a cidade tem mais de 300 delas!), a prefeitura do município realiza aplicação de inseticidas biológicos para controlar a proliferação dos temidos bichinhos. Mas, é sempre bom não esquecer o repelente, para não estressar.

No litoral norte de SP, não esqueça de Caraguá

Caraguatatuba, ou mais carinhosamente “Caraguá”, tem aquela fama de um turismo mais família, até por causa de suas colônias de férias. Mas a verdade é que a cidade tem opções para todo tipo de turista. Lá tem até shopping center. O comércio é bem desenvolvido. Tem calçadão com diversas atrações, como parquinho de diversões, quadras de esporte, barraquinhas de comida. Tem centro com coreto, feirinha de artesanato. E, claro, tem as praias. E de todos os tipos. A mais famosa é a Martim de Sá, mas há opções mais selvagens, como Massaguaçu e mais sossegadas, como Tabatinga e Prainha.

Caraguá
Então, já sabe. Isso de rivalidade é bobagem.

Na próxima folga, pega a Rio-Santos e vai fazer uma visita aos nossos vizinhos de litoral.

Por Esther Zancan
MTB 81372/SP

Share Button