Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

Torre de Observação de Aves, no Jardim Botânico Chico Mendes

Observar a natura é sempre relaxante.  Além disso, é uma forma de nos fazer lembrar que dividimos a cidade com diversas espécies animais. Só de pássaros, aqui em Santos, são mais 100!

Quem gosta de conhecer a vida e costume das aves pode utilizar a Torre de Observação de Aves, no Jardim Botânico Chico Mendes.

Torre de Observação de Aves

O espaço, inaugurado há pouco mais de um mês, é um dos únicos do Brasil em área pública urbana.

Lá do alto, é possível apreciar as espécies que sobrevoam o local em busca de alimentação e um pouco de natureza em meio à cidade, mas também ter uma visão de todo o ambiente.

Torre de Observação de Aves

Muitos dos frequentadores desconhecem o objetivo do pequeno prédio, logo em frente ao lago. Observam por fora e questionam o funcionamento do elevador – mas os poucos que se aventuram em subir as escadas não se arrependem.

“É bem bonito, se eu tivesse um binóculo acho que seria melhor”, comenta a pequena Julia. “Vou descer e pedir pra minha mãe comprar um”, emenda a baixinha, animada.

Torre de Observação de Aves

Exposição

Sandra Pavelli, bióloga da Secretaria do Meio Ambiente, estudou a diversidade de pássaros presentes em território santista e, em parceria com o fotógrafo Leonardo Casadei, montou a exposição 100 aves de Santos.

100 aves de santos

100 aves de santos

As imagens estão espalhadas por toda a extensão da orla e no jardim botânico, o que dá ainda mais vontade de passar uma tarde observando os pássaros.

O Jardim Botânico Chico Mendes em Santos funciona diariamente, das 8 às 18 horas na Rua João Fraccaroli, sem número, Jardim Bom Retiro.

Para quem vai de ônibus, as linhas 152, 154, 155 e 156 e o seletivo 205 param bem em frente.