22/06/2018 Por Victória Silva Para visitar, Turismo em Santos

Museu do Mar em Santos: 5 motivos para você visitar

Se você é de Santos, talvez tenha essa lembrança em sua memória: toda a galera do Ensino Fundamental em um ônibus com destino ao Museu do Mar em Santos.

Mas, se você não é da Baixada Santista e não conhece o local, ainda é tempo de mudar isso em sua próxima visita à cidade. O mesmo também vale para os santistas que faltaram ao passeio. Quem sabe agora é hora de levar os seus filhos a esse passeio antológico da nossa infância.

Sem dúvida, o Museu do Mar em Santos é uma parada quase que obrigatória para turistas e residentes.

Não estamos falando de um rolê apenas para crianças. Aliás, fiz a excursão com a turma da escola e, recentemente, voltei ao museu. A experiência foi outra, ou seja, mesmo quem já esteve lá pode voltar e redescobrir o acervo do Museu do Mar.

Caso você não esteja colocando fé na nossa dica, nós temos alguns argumentos bem convincentes.

juicysantos.com.br - Museu do Mar em SantosImagem: Reprodução

Motivos para você visitar o Museu do Mar em Santos

1. Tradição

O Museu do Mar existe desde 1984. E não só isso: sempre esteve no mesmo endereço.

Também achamos legal saber que a entidade cultural é uma iniciativa privada e não tem fins lucrativos. Resumindo a história: quem deu início foi Quíncio Francisco Ferreira e Carmen Alonso Ferreira que, na companhia do filho – o biólogo marinho Luiz Alonso Ferreira (diretor-presidente da entidade desde sua fundação) – iniciaram o trabalho de coleta das espécies, pesquisa e organização do acervo nos anos 1960.

2. Acervo

Quando se fala de vida marinha, o acervo do Museu do Mar em Santos é considerado um dos mais completos e diversificados da América Latina. Pois, durante sua visita, será possível conferir itens diversos no interior do museu.

Se você estuda Biologia, Oceanografia ou outras áreas afins, vai curtir ver a diversidade; se você é apenas um curioso sobre a vida no mar, também!

3. Tubarões e outros animais

Um exemplo da riqueza do acervo são os animais embalsamados. Só para exemplificar, estão lá expostas 30 espécies de tubarões. Como se fosse pouco, também tem tartarugas e uma coleção de corais, crustáceos e aves. Além disso, é possível conferir os dentes fossilizados do Megalodonte (um tubarão pré-histórico).

www.juicysantos.com.br - museu do mar em santos

4. Mares e oceanos de todo o planeta

Também vale ressaltar que 90% da coleção do Museu do Mar em Santos é composto de material trazido do exterior, ou seja, os visitantes têm uma visão geral de animais não somente do Brasil mas de diversos mares e oceanos do planeta.

5. Condições especiais para grupos

Escolas, universidades e grupos (tipo você e a família que vieram turistar em Santos) têm condições especiais durante a visita. Ainda ressaltamos que a visita é monitorada. Então pode perguntar à vontade e tirar todas as suas dúvidas sobre o fundo do mar.

www.juicysantos.com.br - museu do mar em santos

Aproveite para conhecer também o Museu Marítimo

Em seguida, para deixar o passeio completo, aproveite para conhecer também o Museu Marítimo – a visita está inclusa no valor do ingresso. O equipamento também fica na Ponta da Praia, dá para ir andando de um ao outro.

Neste caso, você vai conhecer histórias como, por exemplo, de embarcações que naufragaram em Santos. Tem, inclusive, xícaras e pratos que estavam em seus interiores e foram coletadas. Tudo isso com música ambiente de pirata e uma decoração super temática.

Aproveite que está na Ponta da Praia e conheça o Aquário de Santos e o Museu de Pesca.

Vai lá

O Museu do Mar em Santos fica na Rua República do Equador, 81, Ponta da Praia.

Durante a temporada, o museu funciona todos os dias. Já na baixa temporada, apenas de quarta-feira a segunda-feira. Mas, em ambas as épocas, o horário é das 9h às 18 horas. O ingresso custa R$ 25 e dá direito à visitação em ambos os museus, do Mar e Marítimo.

Share Button