15/10/2015 Por Victória Silva Turismo em Santos

14 coisas que você não sabia sobre o jardim da praia de Santos

Andar de bike na orla é uma das nossas atividades físicas preferidas, assim como adoramos fotografar o jardim ou simplesmente sentar e admirar o horizonte enquanto nos deliciamos com uma água de coco.

Mas já parou para pensar nas histórias bizarras e curiosidades sobre esse que é o maior jardim de praia do mundo, segundo o Guiness Book?

Nós listamos 14 coisas que você não sabia sobre o jardim da praia de Santos, se liga só:

1- Em 7 km de orla, existem 33 monumentos que homenageiam santistas e personalidades ilustres.

Orla de Santos - foto do Darrel Champlin

2- A via que liga os sete canais tem cinco nomes diferentes.

3- No século 20, a orla era ocupada por chácaras, terra e muita mata virgem (nessa época, as residências ficavam concentradas no centro).

4- Um dos motivos da urbanização da orla foi a infestação de epidemias que atacou a cidade. Doenças como varíola, peste bubônica, impaludismo, tuberculose e febre amarela mataram muitas famílias no centro.

5- O jardim da praia foi tombado pelo patrimônio histórico e está no Livro dos Recordes desde 2002.

6- Mais de 100 espécies de plantas e flores estão no jardim.

7- Em 1988, a orla foi tomada por ratos.

8- Com o objetivo de eliminar o problema, o então prefeito, Oswaldo Justo, incentivou a colocação de gatos no José Menino (moradia dos roedores). Na época, ele argumentou que preferia optar por uma saída natural, com menos riscos para crianças e adultos.

9- Mas, em 2004, os bichanos novamente foram à praia. Dessa vez, a presença virou um problema. Havia a preocupação com a proliferação de vermes que transmitem o bicho geográfico e outras doenças.

www.juicysantos.com.br - jardim da praia de santos

10- O problema dos prédios tortos da orla foi estudado pelos técnicos italianos encarregados de recuperar a torre de Pisa.

11- Entre os anos 1910 e 1930, a orla abrigou um hipódromo (de onde hoje existe o conjunto habitacional da Aparecida até o posto do INSS)

12- O Jabaquara Atlético Clube tinha sua sede em frente ao mar, entre a Av. Epitácio Pessoa e o Canal 6, até os anos 40.

leão da praia de santos sp

13 – O casal de leões da orla foi confeccionado por artistas diferentes.

14- Eles não são um casal de leões. Ela é um jaguar.