Londres com crianças: Diana Memorial Playground

A vida depois dos filhos tem muitas “primeiras vezes”. A primeira papinha, o primeiro passo, a primeira palavra, o primeiro dia na escola… Quase três anos depois de dar as boas vindas à Filipa, eu ainda me surpreendo diariamente com esses fatos inéditos.

A primeira viagem com crianças também marca a gente pra sempre.

Se antes eu era uma rata de museu, que queria bater perna na cidade e fazer uma refeição por dia pra economizar em euro, tive que rever meus conceitos na nossa última visita à Europa.

A Filipa estava então com 1 ano e 2 meses e embarcamos em fevereiro (sim, muito frio!) para a França, com uma passada rápida em Londres. Escrevi um post na época para o blog da amiga Carol Rodrigues com 5 dicas de passeios com criança em Paris.

Mas sempre que me lembro dessa viagem, me vem à cabeça um lugar incrível na terra da Rainha, que é o Diana Princess of Wales’ Memorial Playground.

www.juicysantos.com.br - londres com crianças

Mesmo os adultos voltam a ser criança nesse parque maravilhoso, que tem todos os seus brinquedos baseados na história do Peter Pan, de JM Barrie.

O frio não assusta os londrinos, claro, mas a gente fica um pouco nervoso em ver aquelas crianças todas encapotadas subindo e descendo de escorregadores e trepa-trepas. Mas acho que isso vem do fato de estarmos acostumados com um clima totalmente diferente. A diversão contagiante e a alegria deles passam uma sensação incrível e o mais difícil aqui acaba sendo ir embora!

No centro do parque, tem um navio pirata gigante que simplesmente enlouquece os pequenos (e adultos também). Mesmo com a Filipa pequena, reparei que crianças de todas as idades brincam juntas sem atrito e com a mínima interferência dos pais, que ficam olhando bem de longe – ou seja, nada de super proteção.

www.juicysantos.com.br - viagem a londres com crianças

As atrações são bastante sensoriais e seguras, o que eles chamam de “risco controlado”. Adoro esse termo: pra mim, significa que eles vão aprender a se virar sem perigo de se machucar.

Queria que mais áreas para crianças aqui no Brasil adotassem essa filosofia… Além disso, o design do parque foi feito pra ser inclusivo e oferecer às crianças deficientes físicas um espaço para brincar junto com os outros.

Em volta do navio, tem uma “praia”, cabanas e várias esculturas e brinquedos.

Leia mais do Juicy Santos pela Europa
Dicas de viagem em Amsterdam
Dicas de viagem na Andaluzia
Dicas de viagem na Normandia
Como planejar um roteiro pela Europa

www.juicysantos.com.br - londres com crianças

Ficamos lá por volta de 3 horas e com certeza voltaríamos, se a viagem não tivesse sido tão apertada…

História do parque

Gratuito, o espaço de brincar foi inaugurado em 2000, em local próximo à residência da então princesa de Gales, Diana. O Kensington Gardens, vizinho do Hyde Park, era seu parque favorito em toda a cidade de Londres.

www.juicysantos.com.br - londres com crianças

Para chegar lá de metrô, pegue Lancaster Gate ou Queensway – Central Line Bayswater – District Line High Street Kensington – Circle and District Lines.

A idade máxima é 12 anos e adultos não podem entrar desacompanhados.

Não peguei fila no dia em que fui, mas com certeza no verão ou em dias ensolarados deve rolar uma espera (que o Royal Parks diz ser de 15 minutos a 1 hora).

Leia mais no Trip Advisor

Lá tem café pra tomar um lanche simples, trocador e banheiro.

www.juicysantos.com.br - londres com crianças

Vale a pena checar os horários de abertura e fechamento antes de ir.

Horários de funcionamento

De maio a agosto: das 10 às 19h45
Abril e setembro: das 10 às 18h45
Março e início de outubro: das 10 às 17h45
Fevereiro e fim de outubro: das 10 às 16h45
De novembro a janeiro: das 10 às 15h45

*os portões fecham 15 minutos antes do limite final de horário
**parque fechado no dia 25 de dezembro