13/11/2017 Por Ludmilla Rossi Curaçao

Curaçao dicas: restaurantes e onde comer bem

Não bastam as praias maravilhosas, a gentileza dos locais e a rica cultura local. A gastronomia de Curaçao é também o que podemos chamar de inception de paraíso. Dentro de cada prato também mora uma ilha paradisíaca e por isso reuni nesse post uma série de restaurantes em Curaçao e lugares para comer bem nesse pedaço de caribe holandês.

Fiquei bastante impressionada  com a variedade da gastronomia, especialmente se comparada às minhas experiências anteriores no Caribe. Mas melhor que as delícias dos pratos os preços são bem justos. Todas as refeições que você verá abaixo custaram entre US$15 e US$ 45 e garanto que valeu MUITO a pena. Vale ressaltar que uma das especialidades de Kórsou (Curaçao em papiamento, idioma local) é IGUANA, cujo meu espírito aventureiro ainda é bastante tímido para experimentar.

Em compensação a overdose de frutos do mar não foi pouca não! É cada camarão que apareceu no meu prato que estou sentindo saudades até hoje.

Vamos lá? Vou começar pelo prato mais diferente que experimentei e amei: a sopa de banana do restaurante Gouverneur.

Gouverneur de Rouville, um dos queridinhos da ilha

O restaurante Gouverneur já tem boa fama pelo Keshi Yena, que é um prato típico caribenho. Mas era um dia em que eu nem estava com tanta fome assim e preferi experimentar a sopa e um lanche. Ambos estavam maravilhosos, mas preciso destacar a delícia que estava essa sopa de banana com curry, extremamente saborosa e condimentada no ponto certo. Se você é fã de desbravar sabores, taí uma opção delícia.

Sopa de banana do GouverneurA sopa de banana do restaurante em Curaçao ‘De Gouverneur’, como é carinhosamente chamado.

O Gouverneur de Rouville conta com um ambiente lindo, rústico e bem decorado, com vista para o porto de Otrobanda de onde é possível ver as casinhas coloridas de Punda e ver os cruzeiros passando.

Ambiente do Gouverneur de Rouville em CuraçaoAchei a decoração espetacular, com destalhe para um lustre estilo art nouveau com o logo da Coca-Cola

Sanduíche de Feta no Pão PretoO sanduíche de queijo feita com confit de tomate e pão preto: leve pra encarar as aventuras aquáticas

O Gouverneur de Rouville também conta com um café charmoso com pitadinha hipster.

Café do Gouverneur de Rouville em CuraçaoNesse restaurante é bom prestar atenção nos horários: durante o jantar ele é bastante disputado. No almoço e em horários alternativos fica mais fácil descolar uma mesa para aproveitar a vista, o ambiente e cada pedaço. Fica aberto todos os dias das 10:00 às 22:30h.

Onde: De Rouvilleweg, Willemstad, Curaçao (Otrobanda)

Fort Nassau, a vista 360 graus da ilha

O Fort Nassau é daqueles lugares que grudam na sua retina por um bom tempo. A vista panorâmica de Curaçao e o capricho na apresentação dos pratos encantam. Para completar, o restaurante fica no ponto mais alto de Willemstad (capital do país), dentro do forte que foi construído em 1797 originalmente nomeado de Forte República. Quando os ingleses invadiram a ilha, o forte mudou de nome para Fort George, e quando a ilha voltou para as mãos dos holandeses virou o Fort Orange Nassau.

É de lá que as autoridades portuárias ficam de olho no movimento do porto, controlando a abertura e fechamento da Ponte Rainha Emma, a ponte móvel que liga Punda a Outrobanda e serve como passagem para as embarcações. A entrada do lugar é espetacular e sinuosa.

Entrada do restaurante Fort NassauEu fico pensando como será ver o pôr do sol deste lugar. Eu fui a noite e a vista valeu MUITO a apena, mas teria ido lá de novo para tomar um licor de Curaçao assistindo ao sol se por. Aliás, Curaçao tem cada pôr do sol de cair o queijo… ops, queixo.

Falando nele, foi no Fort Nassau que comi um dos melhores frangos crocantes da minha vida acompanhado de molho de queijo gruyère. SURREAL DE BOM.

Frango com molho de queijo do Fort NassauA sobremesa também estava espetacular: era brownie red velvet com sorvete de chocolate branco. O Fort Nassau é um restaurante mais fino e apesar de não haver dresscode, a recomendação é que os boys abandonem o traje praiano para ir lá: nada de bermuda ou chinelos. O menu do jantar segue o padrão entradinha, prato principal e sobremesas, com alguns acepipes no meio disso tudo.

Sobremesa do Fort NassauA sobremesa do Fort Nassau <3

Fort Nassau: o ambienteO ambiente é bem romântico e quando passei pela adega fiquei impressionada com a quantidade de rótulos.

É bom ficar atento aos horários: de segunda à sexta eles abrem para almoço (do meio-dia às 14h) e jantar (das 18h às 23h). Aos sábados e domingos apenas para jantar (das 18h às 23h).

Onde: Fort Nassauweg, Willemstad, Curaçao

Hemingway Beach Bar

Hambuguer no Hemingway, em CuraçaoEu não sei o que dizer sobre esse momento cujo tempo parou: um hambuguer. Nesse cenário. Que coisa mais linda e seminal para definir PARAÍSO. Quando esse hamburguer chegou recheado de queijo, cogumelos e bacon eu pensei: YOLO!

Aliás, o Hemingway Beach Bar é tão incrível que eu quis vivê-lo não apenas ONCE, but TWICE. O dia do almoço foi quando comi esse hamburguer. E outro dia, no jantar de domingo aproveitei o buffet com música ao vivo. Tanto o buffet como a banda Los 3 Compadres eram excelentes. Você podia se servir a vontade, incluindo carne, frango, peixe e acompanhamentos típicos. Como sobremesa, sorvete.

O Hemingway Beach Bar abre diariamente das 7h às 22h e fica pertinho de Mambo Beach.

Onde: Bapor Kibra z/n Bapor Kibrá, Willemstad, Curaçao

Porto

Restaurante O Porto
Perto do complexo do Hotel Renaissance, Porto foi um dos primeiros restaurantes que entrei em Curaçao e já surpreendeu. Pedi um Bami, prato indonésio que nunca tinha comido antes e me pareceu apetitoso. Quando chegou, minha impressão se confirmou: o bami de Curaçao mistura macarrão estilo noodles com frango, cenoura e plátano, que é uma banana sem sabor doce, muito comum na Colômbia e no caribe em geral. Estava delicioso.

Porto restaurante também serve drinks muito bem feitos, com baixo teor alcoólico. Provei vários, incluindo um que era suco de laranja com Curaçao Blue, licor típico do país e aquisição imperdível por lá. O sabor do licor de Curaçao nem se compara aos genéricos brasileiros, que são mais decorativos que saborosos.

Pra fechar, a sobremesa foi pudim de leite.

Sobremesa O PortoPorto Restaurante (cujo dono é uma simpatia e cheio de recomendações de diversão na ilha) funciona todos os dias das 11h às 23h. Sextas e sábados até 1h da manhã. E aos domingos só abre a partir das 16:30h.

Onde: C.C. Renasseince shopping mall, unit 213, Willemstad, Curaçao

Saint Tropez Ocean Club

Com uma atmosfera bastante européia e Tinder vibes, o Saint Tropez Ocean Club mistura baladinha, comida boa e drinks especiais. Como se isso não fosse suficiente, paira no ar aquele clima de forever young abençoados com músicas que oscilam entre o clichê dançante da década de 80 e o melhor da música latina. O lugar é bonito DEMAIS e as pessoas idem. Como fica colado na encosta com o mar, é possível ver e ouvir as ondas durante toda a noite, o que torna tudo mas interessante.

A comida é muito bem servida em forma de acepipes e snacks e não provei nada que não estivesse espetacular. Espetinhos da camarão, tacos apimentadíssimos, canapés de camarão e vieiras, tudo estava muito bem apresentado e saboroso. Foi um dos lugares que mais curti os sabores e ache tudo (mesmo) incrível.

Também experimentei um drink com licor de framboesa, chocolate branco e calda de chocolate que estava ótimo.

Saint TropezUma verdadeira rodada de sabores.

Camarão, frango e carne no Saint Tropez Ocean ClubSe você não tiver tempo de almoçar ou jantar lá, recomendo que pelo menos vá para um drink. É outro lugar de onde o pôr do sol deve ser um espetáculo. Fica aberto todos os dias das 8h até 1h da manhã.

Onde: Pietermaai, Willemstad, Curaçao

Scampi’s

Fui no Scampi’s no dia do festival de camarão. Eu que já nem gosto, comi pouco – só que não. Pedi camarão grelhado, que veio acompanhado de batatinhas com cebola agridoce. Sério, muita comida até para o maior dos glutões. Camarões generosos e ultra frescos.

Scampi's em CuraçaoO Scampi’s abre diariamente das 17h às 23h e fica bem pertinho do centrinho de Willemstad. Ele abre quando as lojas estão fechando, ou seja, é a pedida perfeita para encerrar o dia. O ambiente é aberto, ótimo e com o barulho das ondas do mar completando a atmosfera. O vinho branco deles também é campeão.

Onde: Waterfortstraat 41, Willemstad, Curaçao

Restaurantes do complexo Sea Aquarium Boulevard

O complexo de Sea Aquarium Boulevard, pertinho de Mambo Beach abriga várias opções convidativas para lanches, almoço ou jantar. Lá ficam também os restaurantes com mais cara de shopping, como Subway e Starbucks (parece que é a única do mundo com arquitetura 360). O complexo lembra uma pegada mais americana e hermética, mas não se engane. As lojas e os restaurantes locais super valem a pena.

The Green House, em Mambo BeachO The Green House, em Sea Aquarium Boulevard

Lá no restaurante The Green House eu pedi uma espécie de fritada de frutos do mar, que eles chamam de Mero & Shrimps.

Mero & ShrimpsAbre todos os dias das 10h às 23h.

Já o Fuoco Prime Steak & Seafood serviu uma carne deliciosa e isso foi outra coisa que notei nos restaurantes: todas as carnes estavam impecáveis e do jeito que eu aprecio. Macias, temperadinhas e muito bem passadas. O Fuoco tem influência italiana e é outro lugar que impressiona pela apresentação.

Fuoco, em CuraçaoAbre todos os dias das 17h às 00h.

Onde (ambos): Sea Aquarium Boulevard z/n, Willemstad, Curaçao

Essas foram as minhas melhores experiências gastronômicas em Curaçao. Gostou das dicas? Se você já foi ou pretende ir para lá, volta aqui para me contar o que achou desses lugares.

Ou deixa a sua dica aí embaixo nos comentários para descobrirmos mais dicas de Curaçao.