Flávia Saad
Texto porFlávia Saad
37 anos - Santos (SP)

Curso de teatro gratuito em Santos: como funciona a EAC Wilson Geraldo

  • 2
    Shares

Em fevereiro de 2018, comecei a fazer o curso de Teatro na Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo, localizada dentro do Teatro Guarany, em Santos.

Logo na primeira semana, na saída do curso, peguei um Uber e, conversando com o motorista, contei sobre as aulas e ele se mostrou bastante interessado. Na semana seguinte, comentei novamente sobre o assunto com uma outra pessoa, e depois de falar com alguns conhecidos, vi que todos se mostraram muito interessados no curso, mas percebi um padrão em todas as conversas: muitas dúvidas, ou até total desconhecimento da existência do curso.

Ou seja, pouca gente sabe que existe uma escola de teatro gratuita em Santos. 

www.juicysantos.com.br - escola wilson geraldo

Eu já havia feito cursos de teatro anteriormente. Passei por oficinas e workshops variados e sempre fui muito fã de carteirinha dessa arte, mas nunca tinha feito nada como a EAC Wilson Geraldo.

Que curso maravilhoso! Tão maravilhoso que achei essencial compartilhar minha experiência e as informações que obtive para todo o pessoal aqui do Juicy Santos e pra vocês, leitores.

Eu conhecia a EAC Wilson Geraldo de ouvir falar, mas sempre achei que a ideia de fazer aulas lá impossível, pois há um rumor de que o processo seletivo é muito difícil, por ser um curso gratuito, mantido pela Prefeitura de Santos. No fim das contas, participar é mais simples do que parece.

Totalmente profissionalizante, a escola se adapta totalmente na vida de alunos de diversas áreas. Você não precisa seguir carreira nos palcos.

Como funciona a Escola de Artes Cênicas

O processo de seleção se divide em etapas e todos os candidatos participam de todas elas.

Primeiro, há a inscrição, a qual normalmente o interessado leva alguns documentos que a escola exige, e preenche com seus dados pessoais. É normal também ter um questionário de perguntas, mas nada muito difícil. Elas servem apenas para você informar suas noções sobre teatro em geral. Basicamente, qual é o relacionamento com o teatro que você possui, se possui algum.

Após o preenchimento da ficha, eu recebi o texto para a segunda etapa (aí que o negócio começa a ficar mais legal), que deve ser decorado e apresentado para uma banca de professores em uma data posterior. Eles deixam bem claro que não há a necessidade de montar cena, figurino ou apetrechos. Tudo pode ser bem simples. O objetivo está em mostrar sua presença de palco, sua capacidade de apresentar o texto proposto e de criar um personagem. Existe a possibilidade de se apresentar em dupla (com textos específicos para duplas). A avaliação, porém, é individual.

www.juicysantos.com.br - escola de teatro gratuita em santos

Neste mesmo dia da inscrição, eu recebi todas as informações das próximas etapas: a data da apresentação da cena, as datas das vivências e a data de entrevista final.

As vivências são atividades em grupo (mas com avaliação individual), divididas em vivência de corpo e vivência de voz. Nesses encontros, os professores guiam os candidatos a mostrar sua disponibilidade em trabalhar corpo e voz. O interessante é que não preciso saber cantar ou dançar para conquistar uma boa avaliação – o que está em jogo é sua disponibilidade em realizar as propostas que, aliás, não passam de brincadeiras tranquilas e gostosas de partcipar.

Cheguei à etapa final: a entrevista na qual os professores entrevistam individualmente cada pessoa. Parece assustador, mas é apenas um bate papo, em que eles devem perguntar sua disponibilidade, falar algumas regras e questões que a escola exige dos alunos aprovados, como presença nas aulas e comprometimento.

Confesso que fiquei um bocado nervosa em todas as etapas. No final, no entanto, vi que não havia necessidade! Os professores são tranquilos e justos. A escola dá oportunidade para pessoas de diversas idades, sexo, aparência, classe social e níveis de experiência com teatro.

Enfatizando: não é preciso ter feito teatro ou ter experiência para ser aprovado na escola de artes cênicas de Santos.

Na minha turma, tem pessoas com diversos níveis de experiência em teatro (incluindo nenhuma!).

O resultado normalmente sai uns dias depois das avaliações e as aulas começam em seguida. Dos diversos conteúdos teóricos e práticos, o currículo contém interpretação, corpo, dança, voz e  história do teatro em seus primeiros estágios.

O curso dura três anos e é totalmente presencial. O aluno não precisa morar em Santos.

As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, com vagas para os períodos da tarde e da noite.

Após a formação, para aqueles que quiserem seguir profissionalmente, a escola disponibiliza documentos para o aluno dar entrada no Registro Profissional – DRT para atores e atrizes.

As fotos que ilustram esta matéria são de espetáculos montados pelos alunos da companhia ao longo do treinamento.

Indico o curso da EAC Wilson Geraldo para qualquer pessoa que queira seguir a trilha do teatro profissional, amador ou mesmo o autoconhecimento.

Inscrições para a EAC Wilson Geraldo

As inscrições começam entre dezembro e janeiro e o Juicy Santos sempre avisa aqui sobre a abertura da seleção.