Renata Ortolani
Texto porRenata Ortolani

Pomodoro: melhore sua produtividade com essa ferramenta

Na loucura do dia a dia, muitas pessoas acabam deixando muitas atividades pelo meio do caminho. Como consequência, o indivíduo precisa lidar com as consequências de não ter realizado uma tarefa importante e com a frustração de não conseguir fazer tudo que havia se comprometido.

Com isso, vem culpa, desânimo e, às vezes, um sentimento de incapacidade.

Vivi por alguns anos com esta frustração. Por mais que me programasse, não conseguia fazer tudo o que eu precisava na minha semana. Até que iniciei um estudo para trabalhar foco e produtividade e me deparei com uma
ferramenta chamada Pomodoro.

www.juicysantos.com.br - método pomodoro

O que é o método pomodoro?

Esta técnica foi desenvolvida no final dos anos 1980, por um italiano chamado Francesco Cirillo, que a tornou pública em 1992. O nome “pomodoro” vem da palavra italiana que significa tomate.

Ele fez referência a um cronômetro em formato de tomate, muito comum nas lojas de acessórios de cozinha.

De maneira bem simples, a técnica utiliza um cronometro de 30 minutos, considerando 25 minutos de execução de uma atividade de forma contínua e mais 5 minutos de descanso.

A primeira coisa que temos que fazer no Pomodoro é listar as atividades que temos a executar. Depois, escolher a que você fará primeiro. Ligue o cronômetro programando 25 minutos e inicie o trabalho sem interrupções.

NÃO PARE para ler mensagem no celular, atender telefone, olhar e-mails, checar redes sociais, etc. Concentre-se no trabalho que está realizando e não disperse até o alarme tocar.

Independente do estágio que você estiver do trabalho, pare ao toque do alarme e programe o mesmo para que ele desperte novamente em 5 minutos. Durante este tempo de descanso, você pode fazer outras atividades: tomar um café, olhar mensagens, o que quiser – lembrando que você só terá 5 minutos de pausa.

Passado o período de descanso, você volta à atividade por mais 25 minutos sem interrupções e mais 5 minutos de descanso. E assim sucessivamente.

Depois de 4 “pomodoros” (períodos de 25 minutos), você deve aumentar o descanso para 15 minutos.

Concentração 100%

Cirillo diz que não devemos considerar que temos horas de trabalho, mas sim “pomodoros”, ou seja, ciclos de 25 minutos. O intervalo para descanso se faz necessário e te trará de volta à atividade com maior concentração.

Outro benefício desta técnica é mensurar o tempo que você leva para fazer cada atividade.

www.juicysantos.com.br - ferramenta pomodoro

Aplicando o Pomodoro

Para aplicar a técnica Pomodoro, vcê pode usar um cronômetro comum ou baixar opções de aplicativos disponíveis para smartphones.

Pra quem fica no computador no home office ou na firma, o Google Chrome tem extensões de Pomodoro que você pode instalar diretamente no seu navegador.

O que o Pomodoro mudou na minha vida

Primeiramente, quando comecei a colocá-la em prática, percebi que muitas tarefas demoravam muito mais para ser realizadas do que eu programava. Por exemplo: considerava que levaria 2 horas para preparar uma aula de 2 horas e, na verdade, eu levo 3 horas!

Me dei conta de que não conseguia cumprir minhas tarefas porque estimava que elas duravam menos. Simplesmente não tinha esta visão.

Com isso, as atividades literalmente não cabiam no meu dia. Com este aprendizado, fui montando um histórico do  tempo que eu levava para fazer tarefas rotineiras. Passei a planejar melhor o meu dia, me comprometendo com tarefas que cabiam nas 24 horas. Tornei visível a minha capacidade produtiva e dei adeus ao sentimento de culpa e as frustrações.

Portanto, assei a me sentir mais produtiva, pois conseguia completar as tarefas com as quais me comprometia.

Faça uma tentativa, programe o seu dia utilizando a técnica e compartilhe a sua experiência com a gente aqui nos comentários!