Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 23 anos - Santos

Ensino bilíngue em Santos: conheça o In-fluent Kids

Cartazes que falam sobre a importância de lavar as mãos, um alfabeto ilustrado e outros ensinamentos estão expostos na sala de aula.

Esse é um cenário comum em qualquer escola infantil. O curioso, aqui, é que tudo vem escrito em Inglês. Na sala em questão, a regra é bem clara: não há outro idioma permitido. O Português só é ouvido em situações extremas, em que a língua nativa irá acalmar os pequenos alunos.

Welcome to In-fluent Kids, um programa de educação bilíngue para escolas que nasceu aqui em Santos.

In-fluent Kids (2)

Formada em Odontologia e com uma experiência enorme em educação, a santista Sylvia Syrdahl Soler, responsável pelo In-fluent Kids, pegou experiências da sua própria jornada para construir essa nova forma de ensinar.

“Em um dos lugares onde trabalhei, fui professora-piloto de um projeto de recreação nas escolas, o resultado era absurdo para meia hora por semana”, lembra Sylvia.

Ali, enquanto brincava com as crianças em Inglês, surgiu o questionamento: por que não ter uma escola bilíngue em Santos?

A ideia ficou na mente de Sylvia até o dia em que precisou buscar esse tipo de formação para seu filho.

Em uma conversa com a coordenação da escola em que atuou anteriormente, surgiu o convite para planejar e implementar o programa.

www.juicysantos.com.br - ensino bilingue em santos

Os anos de experiência em salas de aula, somados ao fato de ter aprendido Inglês como uma segunda língua, fizeram nascer o formato original da metodologia In-Fluent Kids: aprender de forma natural, ou seja, falar antes de escrever, assim como acontece com o Português.

“Eu entrei em contato com uma prima que trabalha como psicopedagoga em Nova York e ela me deu o currículo do que eles aprendem na pré-escola por lá. Então, montei o material com base nisso,” explica.

Atualmente, o material didático da In-fluent Kids ensina desde crianças a partir de 2 anos até adolescentes. Até o final do ano, a marca tem um projeto de turmas especiais para adultos e pessoas com conhecimento de Inglês que busquem a oportunidade de treinar a língua.

“No primeiro ano, peguei a escola com 49 alunos e terminamos com quase 100. Montei o programa baseado na minha experiência como aluna de escola bilíngue, onde o aprendizado se dava justamente por meio de conteúdos, somando a isso minha experiência como professora de idiomas. Em minhas aulas, sempre procuro usar atividades que contemplem as inteligências múltiplas e a aprendizagem cooperativa. Nelas, os alunos são respeitados pela forma que aprendem, e trabalham em times, sendo que se ajudam mutuamente no processo”.

Uma aula In-fluent Kids

O contexto das aulas é de aprendizado em Inglês. Ou seja, as crianças estudam o conteúdo do seu dia-a-dia na língua. Tem aula de Matemática, História, Geografia, Artes…

www.juicysantos.com.br - ensino bilíngue em santos

Todo o conteúdo tem como base o aprendizado do aluno em Português. A introdução da gramática acontece ao mesmo tempo e o conteúdo é alinhado. Assim, eles ouvem sobre sujeito e predicado, por exemplo, ao mesmo tempo.

“A gente ensina da maneira que as crianças aprendem a falar: ouvindo, sentindo e falando”.

Por isso, papais e mamães podem ficar despreocupados: o aprendizado bilíngue não vai deixar a criança nervosa ou atrapalhar o idioma nativo. Tudo é feito de maneira prazerosa e simplificada, com estímulos diferenciados e totalmente de acordo com a grade curricular nacional.

Deu até vontade de ir estudar com eles (já estou esperando a turma dos mais velhos…).

Ensino bilíngue em Santos

Se você tem um filho e quer que ele cresça falando as duas línguas, precisa conhecer o trabalho da In-Fluent Kids.

Algumas escolas da região já adotam a metodologia. Também é possível conversar com a instituição em que o seu pequeno está matriculado para que essa mudança seja feita.

A equipe do projeto faz a implantação, prepara os professores e realiza a auditoria mensal das aulas. Além disso, os pais e responsáveis podem conversar com Sylvia ou outros integrantes do projeto sempre que necessário e acompanhar os aprendizados dos pequenos dia após dia, no portal online.

Ainda em 2017, será possível se matricular em uma turma avulsa do In-fluent Kids, sem vínculo com outras escolas, com aulas para crianças e adultos.

Para saber quando a novidade começa, fique de olho no site e no Facebook do projeto.