Clique aqui e confira também nosso tema da semana

Setembro se despede, outubro pede coragem – a visão astral até 4/10

O novo mês começa para a astrologia como um convite ao amadurecimento

Tempo de leitura: 5 minutos

A semana começa com a Lua Crescente em Capricórnio, pedindo disciplina e maturidade para lidar com o que veio à tona após o eclipse solar. É um período de organização e planejamento, mas também de revisões importantes, de atenção ao que já não é útil manter na vida e de coragem para se expressar com mais clareza nas relações. Há um grande convite para construirmos, passo a passo, o que desejamos ver florescer no futuro.

www.juicysantos.com.br - Setembro se despede, outubro pede coragem - a visão astral até 410

Lua Crescente em Capricórnio

No dia 29/09, às 20h53, a Lua Crescente em Capricórnio nos convida a dar continuidade e agir sobre o que começou a germinar no último eclipse solar, ocorrido em 21/09. A Lua Crescente sempre pede movimento, ação e crescimento, e em Capricórnio reforça a necessidade de disciplina, responsabilidade e comprometimento.

É como se a vida perguntasse: “Agora que você já percebeu o que precisa ser transformado, está pronto para agir com mais maturidade e comprometimento?”. A vida exige respostas, e cabe a nós escolhermos se agiremos ou se preferiremos ignorar os sinais — lembrando que, mais adiante, a cobrança pode ser ainda maior.

Este é o momento de olhar para os seus projetos de longo prazo, especialmente aqueles ligados à carreira, ao propósito e às grandes realizações. Reflita:

  • Em que área da minha vida preciso de mais consistência?
  • Onde falta organização e praticidade para que meus sonhos realmente saiam do papel?
  • Tenho agido com responsabilidade ou ainda espero que algo externo resolva por mim?

O convite é assumir as rédeas da própria vida, sem cair em cobranças excessivas, rigidez ou inflexibilidade. A disciplina pode — e deve — ser leve.

Revisão do mês de setembro

Setembro foi um mês intenso, marcado por mudanças, limpezas e encerramentos, especialmente em temas ligados à saúde, rotina, hábitos, trabalho e também no modo como cuidamos da saúde mental e da espiritualidade. Ele nos mostrou que novos ciclos só começam quando temos coragem de encerrar outros.

Os processos iniciados em setembro não terminam aqui; reverberarão pelos próximos seis meses. É como se o universo tivesse preparado o terreno e agora entregasse as ferramentas para construirmos com mais estrutura. Faça uma revisão do mês: anote aprendizados, conquistas e avanços. Escrever ajuda a perceber com clareza o quanto caminhamos e evoluímos.

Boas-vindas a outubro

Iniciamos outubro com um convite ao amadurecimento. Embora estejamos nos aproximando do fim do ano civil, na astrologia o novo ciclo só começa com o Sol em Áries. Assim, este período é de revisões, ajustes e de trazer consciência e responsabilidade para aquilo que precisa ser planejado e estruturado.

No dia 01/10, Mercúrio, planeta da comunicação, contratos e negociações, faz tensão com Júpiter, planeta da expansão, crenças e ideais. Toda tensão é um convite a mudanças. Nesse momento, será preciso atenção aos exageros — seja nas palavras, seja nas expectativas. Podemos sentir que conseguimos dar um passo maior do que realmente podemos sustentar. Também podem reaparecer questões familiares e memórias do passado, pedindo discernimento sobre as informações e conhecimentos que consumimos.

Pergunte-se:

  • Tenho prestado atenção na forma como me comunico?
  • Estou exercitando a escuta ativa?
  • Tenho falado em excesso?
  • Estou sendo realista em determinadas situações?
  • Em que medida confio em algo maior?
  • As informações que consumo são úteis e fazem bem para mim?

Desapego e clareza

No dia 03/10, Vênus — regente dos valores, prazeres e relacionamentos — se une ao Nodo Sul em Virgem e se opõe ao Nodo Norte em Peixes, eixo dos últimos eclipses. Assuntos em destaque em setembro retornam, trazendo um convite para soltar o que não faz mais sentido, rever hábitos e até cuidar de questões de saúde que vêm sendo adiadas. É um momento de desapego, mas também de sensibilidade e intuição.

Reflita:

  • O que mantenho em minha vida ainda é útil?
  • Essa relação, hábito ou prazer me nutre ou apenas me prende por apego?
  • Estou disposto a deixar ir o que não faz mais sentido?

Ainda no dia 03/10, podem emergir feridas ligadas à forma de nos expressarmos. Talvez percebamos que, em certos momentos, não conseguimos nos colocar com clareza ou assertividade por medo de desagradar. O desafio é comunicar nossos desejos com coragem, mas também com gentileza e diplomacia. Avalie até que ponto está cedendo demais ou, ao contrário, impondo sua vontade de forma inflexível. O equilíbrio é o caminho.

Como aproveitar melhor a semana

  • Organize seus planos e estabeleça metas realistas;
  • Estruture o que precisa para crescer;
  • Evite excessos na comunicação;
  • Pratique a escuta ativa;
  • Libere o que já não é útil;
  • Expresse-se com clareza, assertividade e gentileza;
  • Aja com maturidade e disciplina;
  • Evite rigidez excessiva.

Se você deseja entender melhor seus ciclos, sua forma de se relacionar, sentir, comunicar, realizar e agir, o Mapa Astral pode ser um guia nesse processo. Ao trazer esse conhecimento para a prática cotidiana, é possível conquistar maior leveza e satisfação na vida pessoal e profissional.

Me acompanhe no Instagram e agende sua leitura: instagram.com/herica_cataldi

Hérica Cataldi
Texto por

Contato