Revisite, resgate e renove: a energia da semana de 24 a 30/11
Dê voz às suas emoções, ajuste acordos e reforce seus limites com carinho
Essa semana pede sensibilidade, estrutura e o uso equilibrado da emoção junto com a razão. Ela nos lembra que crescer também envolve revisitar o que sentimos, ressignificar o passado e reorganizar nossos valores. É um momento em que a vida exige mais presença, profundidade emocional e coragem para finalizar ciclos, mesmo aqueles que evitamos há tempos.
No dia 24/11, Mercúrio retrógrado faz conjunção com Vênus no signo de Escorpião. Essa combinação favorece conversas profundas, trocas transformadoras e uma revisão ou reavaliação sobre nossos valores, relações, acordos e até nossa forma de lidar com as finanças e recursos materiais.

É como se tivéssemos a oportunidade de olhar com mais amorosidade para algo que estava sendo pesado demais, e agora conseguimos liberar um pouco dessa sobrecarga.
Mercúrio retrógrado nos convida naturalmente a rever e repensar, e junto com Vênus em Escorpião, temos um grande poder de resgatar nossa autoestima, magnetismo e de regenerar através da comunicação e das trocas.
Esse é um bom período para marcar terapia, reajustar acordos nas relações, reconhecer talentos, reavaliar valores inegociáveis, financeiros, e perceber onde precisamos colocar limites ou suavizar a forma como nos comunicamos.
Juntando sensibilidade com responsabilidade
No dia 26/11, Vênus no signo de Escorpião faz uma conversa amistosa com Saturno no signo de Peixes e Júpiter retrógrado no signo de Câncer. Uma energia sensível, profunda, estratégica e, ao mesmo tempo, madura.
A vida nos convida a integrar sensibilidade e responsabilidade: não precisamos escolher um ou o outro, é possível utilizar essas duas energias em harmonia, expandindo com amorosidade, estratégia e estrutura.
Vamos aproveitar essa energia para olhar para nossos valores, padrões internos que nos limitam, observar onde precisamos colocar limites, se estamos nos nutrindo, honrando nossas raízes e nossa jornada até aqui, para então seguirmos em direção aos nossos objetivos com mais entusiasmo e foco, respeitando o tempo das coisas e dos ciclos.
Para florescermos, é preciso antes nutrir as raízes, acolher os processos, ter empatia e compaixão consigo mesmo.
O resultado não é imediato, mas ele chega! Com ações consistentes e constantes ao longo do tempo.
Fim de Saturno Retrógrado
No dia 28/11, Saturno volta ao movimento direto no signo de Peixes. Esse é um marco importante: Saturno está finalizando seus últimos meses em Peixes antes de entrar definitivamente no signo de Áries em fevereiro de 2026.
Isso significa que estamos diante da última grande oportunidade de encerramento e de entender os finais de ciclos. Esse movimento no céu nos convida a rever estruturas emocionais, sonhos que desejamos realizar, e a ter um olhar mais atento à nossa espiritualidade — o que não necessariamente está relacionado à religião. Identifique quais rituais, práticas e ações quer integrar na rotina com consistência.
Podemos sentir um senso maior de responsabilidade, maturidade, cobrança interna, necessidade de estruturar e planejar. Se questione: o que precisa sair do campo mental e dos sonhos para ganhar forma e estrutura na matéria?
A vida está chamando para resolver os problemas pendentes, ou temos consciência e fazemos de uma forma mais leve, ou faremos na reclamação e pessimismo, o que torna tudo mais intenso e pesado — a escolha é nossa! É um ótimo período para colocar no papel nossas metas espirituais, emocionais e materiais. Vamos nos permitir sentir, porque a energia do signo de Peixes nos lembra que a cura acontece quando ouvimos nossas emoções e intuição.
Lua Crescente no signo de Peixes
No mesmo dia 28/11, temos também a Lua Crescente no signo de Peixes. A Lua crescente é a fase em que sentimos mais energia de ação para começar a colocar em prática o que estávamos idealizando na semana de Lua Nova. Essa energia pode despertar ansiedade pela necessidade de fazer algo acontecer, mas é importante lembrar que Peixes não funciona sob pressão: é um chamado para sentir, ouvir a intuição e a sensibilidade. Podemos perceber que, muitas vezes, quando não ouvimos nossa intuição, nos arrependemos lá na frente. Peixes nos traz esse olhar de sensibilidade, intuição, espiritualidade, compaixão, empatia, criatividade, imaginação e percepção da beleza ao redor. Para refletir:
- Estou conectado com minha espiritualidade?
- Tenho escutado minha intuição?
- Tenho empatia e compaixão pelas minhas emoções ou estou fugindo?
- O quanto tenho empatia pela situação do outro?
Por outro lado, também podemos sentir alguns desconfortos emocionais se manifestando com mais intensidade. A energia de Peixes pode nos levar a idealizar e fantasiar em excesso, o que facilmente abre espaço para frustrações e culpa. Podemos perceber movimentos de fuga, aquele vitimismo que aparece quando nos sentimos sobrecarregados ou sem saída. E é justamente nesse ponto que surge a vontade de anestesiar e não sentir — cada um de nós tem um lugar de escape, que usamos para não encarar a realidade. Às vezes é o trabalho, às vezes é a comida, álcool, séries na TV, compras, rolar a tela sem fim das redes sociais, e por aí vai. É importante termos consciência e perceber quando estamos indo para esse espaço, quanto tempo permanecemos ali e, principalmente, o que estamos tentando evitar sentir ou resolver.
Fim de Mercúrio Retrógrado
No dia 29/11, Mercúrio volta ao movimento direto no signo de Escorpião, mas ainda está lento — não é o momento ideal para decisões definitivas. Nossa mente está mais estratégica e buscando conversas profundas. Observe os projetos que voltaram, as ideias e conversas que chegaram até você: agora temos mais confiança para fazer escolhas mais assertivas.
Vênus entra no signo de Sagitário
Chegamos ao último dia do mês, dia 30/11, com Vênus entrando no signo de Sagitário. Depois de semanas mergulhados na profundidade emocional do signo de Escorpião, onde fortalecemos nossas verdades emocionais e superamos crises, agora saímos da nossa caverna mais fortalecidos, com entusiasmo e sede de socializar. Esse movimento nos traz leveza, expansão e desejo de explorar novos horizontes nas relações, valores e conexões. Sagitário fala sobre liberdade, foco, entusiasmo, fé e sabedoria. Podemos sentir vontade de nos expressar com mais verdade, buscar novas experiências, valorizar nossos talentos e olhar para as relações de uma forma mais gentil e harmoniosa. Temos uma oportunidade também de olhar para o que queremos e expandir em relação às nossas conquistas sociais, amorosas e financeiras.
Como aproveitar melhor a semana
- Revise seus valores, relações e acordos com profundidade e amorosidade;
- Marque conversas e trocas, elas podem ser transformadoras;
- Escreva seus planos, metas e sonhos;
- Responsabilize-se por suas ações;
- Observe seus padrões de fuga;
- Acolha suas emoções sem julgamento;
- Integre na rotina práticas simples de conexão com sua espiritualidade.
Se você quer entender melhor seus ciclos, sua forma de se relacionar, sentir, comunicar, realizar e agir, o Mapa Astral pode ser seu guia nesse processo. Trazendo esses conhecimentos para a prática na sua rotina, é possível conquistar maior leveza e satisfação na vida pessoal e na carreira. Me acompanhe no Instagram e agende sua leitura comigo.