O que é o Retorno de Saturno e como ele impacta a sua vida
Saturno é um dos planetas mais temidos da astrologia, mas não deveria ser visto assim. Ele é chamado de “Senhor do Tempo”, pois vem para nos ensinar sobre limites, responsabilidade, realização, estruturação, esforços, amadurecimento e sobre como lidamos e administramos o nosso tempo. Normalmente, fugimos desses temas, por isso o desafio pode ser maior do que deveria.
Retorno de Saturno não é só próximo aos 30 anos
O Retorno de Saturno mais famoso ocorre entre 28 e 30 anos, mas não é somente nessa época da vida que ele acontece. Ele se repete aproximadamente a cada 29 anos, o que significa que também viveremos essa experiência perto dos 60 anos e, novamente, próximo dos 90 anos.
Mas não é só isso. Durante todo o percurso de Saturno pelo nosso Mapa Astral, ele forma aspectos importantes com o nosso Saturno natal, trazendo desafios e aprendizados que nos proporcionam amadurecimento e crescimento ao longo da vida. Então, mais do que um único evento, o retorno de Saturno é um ciclo de amadurecimento, onde somos instigados pela vida para ver se estamos realmente no processo de nos responsabilizarmos pela construção e estruturação do que desejamos realizar.
Mas, afinal de contas, o que é o Retorno de Saturno?
É quando Saturno, que está em movimento no céu, retorna exatamente ao mesmo grau e signo onde estava no instante em que nascemos. Saturno demora 29 anos e 5 meses para passar por todos os signos, por isso ocorre aproximadamente entre 29 e 30 anos. Começamos a sentir o chamado de Saturno por volta dos 28 anos, depois novamente entre 58 e 60 anos, e entre os 88 e 90 anos. Cada uma dessas fases tem um convite diferente:
Primeiro Retorno de Saturno – entre 28 e 30 anos
O momento em que saímos definitivamente da juventude e somos chamados a assumir responsabilidades e compromissos de adultos. Precisamos tomar decisões importantes relacionadas à carreira, lar, família, relacionamentos e/ou identidade.
Segundo Retorno de Saturno – entre 58 e 60 anos
Já percorremos um caminho significativo, construímos algo ao longo desse tempo ou não, e agora Saturno vem nos perguntar: “O que você fez com seu tempo até aqui?” Para muitas pessoas, é um momento de reavaliação da vida, aposentadoria, redefinição de propósito e até mudanças de carreira ou estilo de vida.
Terceiro Retorno de Saturno – entre 88 e 90 anos
Se chegarmos até aqui, já acumulamos muita sabedoria, experiência e realizações. Esse retorno traz uma reflexão profunda sobre a vida, o legado e o que deixamos para o mundo. Também pode ser um momento em que entendemos que podemos ser mais flexíveis.
Os ciclos de Saturno
Não é somente nos retornos de Saturno que somos chamados para amadurecer. Saturno tem seus ciclos, formando aspectos de tensão a cada 7 anos, que nos causam desconfortos emocionais e acontecem aos:
- 7 anos, 35 anos, 63 anos: como se fosse a fase crescente de Saturno, estamos crescendo, temos uma energia de mais ação.
- 14 anos, 42 anos, 70 anos: como se fosse a fase cheia de Saturno, estamos no ápice, podemos sentir uma cobrança externa e, principalmente, uma autocobrança.
- 21 anos, 49 anos, 77 anos: como se fosse a fase minguante de Saturno, estamos num momento de reflexão, interiorização e digestão das situações que nos pedem amadurecimento.
- 28 anos, 56 anos, 84 anos: como se fosse a fase nova de Saturno, com a cobrança, responsabilidade e esforços direcionados, estamos prontos para mais um ciclo.
Podemos associar os ciclos de Saturno com a teoria dos setênios de Rudolf Steiner, que nos trazem a oportunidade de crescimento e amadurecimento.
O que podemos sentir no Retorno de Saturno
Cada pessoa vai sentir o Retorno de Saturno de uma forma diferente, dependendo de como Saturno está posicionado no seu Mapa Natal e dos aspectos que ele faz. Mas alguns desconfortos emocionais são comuns:
- Sensação de peso e responsabilidade: a vida parece ficar mais séria, e sentimos que precisamos crescer e assumir compromissos.
- Reavaliação da vida: podemos nos questionar se estamos realmente no caminho certo e se as escolhas que fizemos até aqui fazem sentido para o que desejamos realizar no futuro.
- Medo do futuro: como Saturno nos confronta com a realidade, podemos sentir medo do desconhecido e da passagem do tempo.
- Cobrança interna: a autocobrança pode aumentar, e podemos nos sentir insuficientes.
- Desafios e obstáculos: Saturno testa nossas estruturas; então, se algo não está bem estruturado, pode trazer dificuldades para o crescimento. Isso vale para relacionamentos, trabalho, identidade, família, rotina…
- Inflexibilidade e rigidez: podemos nos sentir mais rígidos e inflexíveis com os outros e, principalmente, com nós mesmos, podendo somatizar no nosso corpo físico também.
- Dificuldade em colocar limites: Saturno fala sobre limites, e a vida coloca situações que vão nos forçar a estabelecer os limites necessários.
Mas, ao mesmo tempo, quando entendemos o convite e começamos a fazer ações para integrar as energias de Saturno, podemos sentir:
- Maior maturidade e segurança: Saturno nos traz a oportunidade de superação, o que nos torna mais confiantes.
- Realizações concretas: conseguimos planejar, estruturar e construir coisas sólidas, tirar as ideias do papel e fazer ações na prática.
- Sabedoria e discernimento: aprendemos a diferenciar o que realmente importa e o que é apenas distração, o que não nos leva em direção ao que queremos construir.
- Valorização do tempo: entendemos que o tempo é um recurso valioso e começamos a utilizá-lo a nosso favor.
Como você pode aproveitar o Retorno de Saturno
O Retorno de Saturno não precisa ser visto como algo ruim. Sim, vai trazer desafios, que eu prefiro olhar como aprendizados para o nosso crescimento. Ele vem para nos ajudar a estruturar a nossa vida, e, quando entendemos isso, conseguimos aproveitar da melhor forma. Aqui vão algumas sugestões para aplicar:
- Aceite o amadurecimento
O maior presente de Saturno é o crescimento. Se resistimos às mudanças e queremos nos agarrar ao passado, essa fase se torna muito mais difícil. O segredo é aceitar que estamos sendo convidados a dar o próximo passo. - Responsabilize-se pela sua vida
Saturno nos lembra que somos responsáveis pelo que construímos. Se algo não está dando certo, ele nos mostra que precisamos mudar. Esse é o momento de agir com mais maturidade e planejamento. - Atenção para a autocobrança excessiva
Aqui entra um grande aprendizado: Saturno nos ajuda a crescer, mas podemos sentir que não fizemos o suficiente, que estamos lutando contra o tempo, que o nosso esforço não é o bastante. Saturno quer responsabilidade. - Estruture o que deseja para o futuro
Essa é uma fase de construção. Use esse período para tomar decisões concretas e criar uma estrutura firme para o seu futuro.
Questione-se:
- O que Saturno está tentando me ensinar nesse momento?
- Quais estruturas eu preciso fortalecer?
- O quanto eu coloco os meus limites?
- O quanto sinto que eu me limito?
- Estou me comprometendo com o que eu quero realizar?
- Eu me responsabilizo pela minha vida?
Para finalizar…
Eu vejo Saturno como aquele professor rigoroso, chato, que fica no pé cobrando, porque ele sabe que ali há um grande potencial a ser desenvolvido. Cabe a cada um aceitar o convite para o amadurecimento ou simplesmente fingir que não é com você; independentemente do que escolhermos, os resultados virão.
Saturno e seus ciclos nos ajudam a integrar responsabilidade, comprometimento, amadurecimento e a administrar o nosso tempo. Se resistimos ao convite, o aprendizado pode vir com dor e sofrimento, mas, se aceitamos, ele vem como um Mestre nos direcionando para evolução.
Estou à disposição no Instagram @herica_cataldi. Vou adorar ouvir sobre o seu Retorno de Saturno e receber sugestões de temas para eu abordar aqui.
Até a próxima!