Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Agora tem medicina veterinária preventiva em Santos – conheça a importância

  • 1
    Share

Existem filmes que são feitos para nos arrancar lágrimas, né? Marley & Eu, por exemplo, está nessa categoria. Assim como qualquer outro roteiro que tenha um amigo de quatro patas em sofrimento, mesmo que por poucos segundos.

A gente chora e pensa no nosso companheiro.

Acontece que Jenniffer e John, os tutores do Marley, provavelmente não conheciam a medicina veterinária preventiva. Uma especialidade veterinária que pode evitar que o roteiro de cinema se repita nas nossas casas.

Mas o que é medicina veterinária preventiva?

Como o nome sugere, essa é uma especialidade veterinária que busca prevenir doenças nos pets. Além disso, também é possível detectar problemas graves precocemente e, deste modo, garantir um tratamento mais assertivo.

www.juicysantos.com.br - medicina veterinária preventiva em santos

Em resumo, a ideia é fazer consultas de rotina, assim como nós fazemos.

Se você não tem esse costume, não precisa se achar um péssimo tutor. Até então, não existia nenhum veterinário especializado nessa modalidade aqui em Santos.

Conversamos com a Silvia Croce Sebastião, a primeira profissional a estudar medicina veterinária preventiva em Santos. E ela nos explicou como essa modalidade funciona.

juicysantos.com.br - medicina veterinária preventiva em Santos

“Na consulta, eu ensino aos tutores, entre outras coisas, uma série de ações que devem ser parte de suas rotinas com os pets para evitar doenças”, explica.

Em cerca de 2 horas e meia, a médica veterinária especializada em prevenção Santos dá uma série de explicações sobre cuidados diários. As explicações vão desde como e quando limpar os ouvidos, para evitar otites até o manejo correto de alimentação para evitar, Gastrites em cães, por exemplo.

Além disso, do mesmo jeito do que na medicina humana, exames de checkup são solicitados conforme a necessidade de cada paciente.

Medicina veterinária preventiva em Santos na prática

Denise Andrade tem uma shitzu, a Zoe. Esse foi o primeiro cãozinho da família e, por isso, a tutora entendeu que precisava de instruções de como cuidar do bichinho da melhor maneira.

“Eu queria uma veterinária que fizesse mais do que pesar e olhar as vacinas, sabe? A Zoe não estava se alimentando direito e eu não sabia o que fazer. Fui numa veterinária e ela me passou uma ração, uma caminha diferente e até quis castrar. Mas não me respondeu o que eu queria”, comenta.

Numa pesquisa, ela descobriu que Silvia faz medicina veterinária preventiva em Santos e decidiu tentar. Para começar, amou o fato de a médica veterinária ir até a casa do paciente, e não ter que se deslocar com a Zoe até um consultório.

juicysantos.com.br - medicina veterinária preventiva em Santos

No mesmo ambiente em que o bichinho vive, a consulta esclareceu todas as dúvidas dos tutores. A médica veterinária também deu instruções sobre como cuidar do animal de acordo com a sua raça, dicas sobre manejo geral e outros detalhes pequenos que fazem diferença para prevenir problemas futuros.

Quando fazer uma consulta veterinária preventiva

Depois da consulta com Silvia, Zoe voltou a comer normalmente e Denise ficou impressionada com o acompanhamento que recebeu depois do atendimento. Silvia, de fato, é apaixonada por animais. Aliás, largou a carreira de sucesso como advogada para recomeçar como médica veterinária. Então, faz questão de mandar mensagens e saber se restam dúvidas e como está a nova rotina do bichinho.

www.juicysantos.com.br - medicina veterinaria preventiva em santos

Segundo a profissional, as consultas preventivas devem acontecer esporadicamente. E essa é uma boa frequência:

  • Animais adultos saudáveis até 6 anos: 1 vez ao ano;
  • Animais adultos a partir de 6 anos: a cada 6 meses.

Enquanto Zoe voltou a comer bem, há casos em que o acompanhamento preventivo evitou que os bichinhos tivessem hepatites, pancreatites e várias outras doenças. Há, ainda, situações em que doenças crônicas são descobertas no início e seus danos podem ser tratados de forma mais assertiva e eficaz.

Como contratar a medicina veterinária preventiva em Santos

Para falar com Silvia, basta entrar em contato via WhatsApp (clique aqui) ou no direct do Instagram e marcar um horário. As consultas acontecem sempre na residência do tutor, de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Vale lembrar que Silvia trabalha com medicina veterinária preventiva em Santos, ou seja, não faz atendimento de emergências. Neste caso, é necessário buscar uma clínica 24 horas ou hospital veterinário.