Os grandes nomes do design brasileiro e suas criações

  • 28
    Shares

O design brasileiro é um dos mais consagrados do mundo. Muitos não sabem, mas temos grandes mestres da criatividade nos representando mundo a fora.

No início da década de 60, a criação de peças ganhou força e se tornou ainda mais expressiva. Peças icônicas e atemporais, criadas naquela época, são objetos de desejo até os dias de hoje!

Se você ama decoração e design de interiores, provavelmente conhece muitas dessas criações. Agora, se você acha que não conhece nada sobre o mundo do design, vai se surpreender, pois tenho certeza de que irá reconhecer alguma dessas peças marcantes da história do nosso país.

Paulo Mendes da Rocha – Cadeira Paulistano

www.juicysantos.com.br - paulistano paulo mendes da costa

Criada em 1957 por Paulo Mendes da Rocha, a Cadeira Paulistano é uma das mais importantes peças do design brasileiro. Ela foi projetada incialmente para fazer parte do mobiliário de uma das obras do arquiteto, o Ginásio do Clube Atlético Paulistano.

A peça, feita a partir de uma estrutura de inox com assento em couro, foi reconhecida internacionalmente em 2009 e hoje pode ser encontrada no acervo do Museu de Arte Moderna de Nova York.

www.juicysantos.com.br - paulo mendes da rocha

Paulo Mendes da Rocha é um dos destaques da arquitetura brasileira contemporânea. Em 2006, recebeu o mais importante prêmio da arquitetura mundial: o Prêmio Pritzker.

Sergio Rodrigues – Poltrona Mole

www.juicysantos.com.br - poltrona mole design brasileiro original

Também de 1957, a criação de Sergio Rodrigues é um dos maiores ícones do mobiliário brasileiro e peça desejada até hoje pelos amantes da decoração.

A poltrona foi elaborada por encomenda de um fotografo para seu estúdio. A ideia de Sergio era criar uma peça que não fosse uma cama nem um colchão, mas que fosse muito confortável.

CRIAÇÃO MOLE

Hoje vista como uma criação genial, a poltrona mole não foi bem recebida no início.

Ela ficou um ano na vitrine sem nenhum comprador até o momento em que a colocaram no fundo da loja. Foi aí que finalmente ela foi levada pela diretora do Museu de Arte Moderna do Rio e colocada na galeria de arte ao lado de peças da Bauhaus.

www.juicysantos.com.br - design brasileiro sergio rodrigues

A poltrona faz parte do acervo permanente do MoMA, em Nova York e no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo.

Irmãos Campana

www.juicysantos.com.br - irmãos campana

A história dos irmãos Fernando e Humberto, criadores do Estúdio Campana, faz parte de uma fase mais recente do design brasileiro. O estúdio foi criado em 1989 com especialidade em mobiliário utilizando o reuso de materiais como plástico bolha, bonecos de pelúcia e cordas.

Poltrona Vermelha e Cadeira Favela - Irmãos Campana

Em 1989, fizeram sua primeira exposição em São Paulo, em que apresentaram sofás e cadeiras feitas de chapas de ferro.

O trabalho intrigante não alcançou o sucesso naquele momento. Muitos tinham a impressão de que as peças eram desconfortáveis.

Nove anos mais tarde, eles ficaram conhecidos internacionalmente com uma exposição no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), com suas peças e ideias não convencionais.

Poltrona Banquete - Irmãos Campana

Zanini de Zanine

www.juicysantos.com.br - serfa zanini de zanine

Zanini é carioca, nascido em 1978 e também faz parte da atualidade do design brasileiro. Ele cresceu vendo seu pai, o arquiteto, paisagista e escultor José Zanine Caldas, trabalhar e conviveu com grandes nomes do design durante a sua infância. Em 2003, começou a produzir móveis em madeira maciça e peças de demolição.

Já em 2005, criou uma nova linha de móveis com peças produzidas industrialmente: madeira com origem controlada, plástico, metais, metacrilato e outros produtos industrializados. Em 2011 criou o Studio Zanini.

Recebeu os mais importantes prêmios de design do Brasil e também prêmios internacionais. Hoje, suas criações são reconhecidas no mundo todo e se tornaram objetos de desejo dos amantes de design.