18/04/2017 Por Rafaella Madeira Decoração

5 novidades e tendências de decoração da Expo Revestir 2017

A Expo Revestir é um evento que reúne todas as inovações e tendências em Design de Interiores, Arquitetura e construção. Exclusiva para profissionais e fornecedores, a feira reúne empresas para apresentação dos últimos lançamentos do mercado e palestras com nomes importantes do setor.

Em 2017, o evento aconteceu no Transamérica Expo Center, entre os dias 6 e 9 de março. Eu estive lá para conferir de perto todas essas novidades que já estão disponíveis nas lojas para serem usadas na sua casa.

Revestimentos feitos de plástico, pisos que imitam fielmente madeira e, o mais interessante de tudo: novos produtos fabricados com alma sustentável!

1

Revestimentos hexagonais

Entre as principais tendências, destacam-se os diferentes formatos dos revestimentos.

Os que mais me chamaram a atenção foram os hexagonais. Eles estavam por todo canto!

O conceito “sair do comum” foi muito explorado na feira e muitas empresas estão apostando nisso.

O porcelanato em destaque na imagem foi, sem dúvida, um dos lançamentos que mais gostei.

Além do formato ousado, a peça reproduz o cimento como material e, mesmo sendo um material com pegada industrial, traz estilo e transmite sensação de conforto ao ambiente. Com o avanço da tecnologia, as empresas têm conseguido fabricar peças que imitam fielmente outros materiais.

Esse revestimento da foto é da linha NORD, da Portobello.

2

Geometria

Pra quem curte revestimentos geométricos, a feira mostrou diversas opções em peças com colorações lindíssimas.

O interessante dos geométricos é o ar retrô que eles transmitem ao ambiente.

Outra novidade muito bacana é a liberdade de criação que as empresas desejam oferecer com o uso desses lançamentos. As cores não necessariamente respeitam uma ordem e isso possibilita a montagem de uma paginação própria e exclusiva, ou seja, dificilmente você vai ver o modelo da sua instalação em outro lugar.

Esse revestimento na foto acima é o Náutica Mix, da linha Azuleja, da Portobello. Ele deve ser utilizado apenas em paredes, pois suas caraterísticas técnicas não permitem o uso no piso.

6

Escama de Peixe volta com tudo!

Antigamente, os pisos assentados em estilo “escama de peixe” eram muito comuns.

Quem não se lembra de vê-los na casa dos avós ou parentes? Pois é, eles voltaram com força total!

O mais interessante é que a tendência agora se aplica a diferentes materiais, e não apenas aos tacos de madeira, como no passado.

Na feira, pude ver de perto vários outros materiais com essa configuração: tijolos, placas de madeira, pisos vinílicos e até porcelanatos que imitam madeira.

A releitura desse estilo com materiais modernos emprega um ar contemporâneo aos ambientes. A regra agora é “sair do comum”, portanto a utilização desse tipo de revestimento está “liberada” em pisos e paredes.

5

Revestimentos feitos de plástico

De plástico? Sim!

As duas imagens retratam uma das novidades que mais me despertaram curiosidade.

Por incrível que pareça, são peças feitas de plástico.

Pra quem vê de perto, fica quase impossível perceber.

As placas, originalmente, são produzidas na cor branca, mas você pode escolher qualquer outra cor e a empresa te entrega pintada.

A pintura deve ser feita com tinta automotiva, cuja pigmentação resiste aos raios solares, para garantir a durabilidade e todos os benefícios que o revestimento oferece. As peças podem ser instaladas em área molhada e as opções de modelos são enormes! Essa inovação é da marca Obra Vitrea.

4

Metais e a tendência do cobre

O estilo industrial se tornou um conceito muito utilizado hoje em dia.

Uma das mais novas tendências em composição de projetos de interiores é o uso de metais e acessórios no cobre. Como se pode ver na foto acima, diferentemente dos metais prateados, o cobre dá um charme único ao espaço.

Pra quem tinha receio de projetos com uma pegada industrial por achá-los muito pesados, essas peças provam o contrário.

Delicadas e elegantes, são mais versáteis do que parecem, sendo facilmente combinadas com diferentes estilos de decoração. Os metais são um charme, mas outros itens de decoração para casa vêm surgindo nesse tom: luminárias, vasos, objetos decorativos, louças, acessórios para cozinha e muito mais!

BÔNUS

3

Torneira com preocupação sustentável

Há algum tempo, o mercado da decoração ultrapassou a preocupação exclusiva com estética.

Atualmente, a funcionalidade, a economia e a sustentabilidade ambiental são tão importantes quanto a beleza dos produtos. Prova disso são as novas torneiras da Deca (foto acima), que não respinga e consegue se adaptar à pressão de acordo com cada situação. É incrível ver a água envolvendo suas mãos sem molhar as laterais.

Outra novidade muito bacana são as torneiras com temporizador.

Aí você pensa: “Isso já existe!”. Sim, existe. Mas a empresa uniu um sistema existente que é muito simples à torneiras lindas, cheias de design que podem ser utilizadas dentro de casa!

Design é praticidade. Ter um ambiente lindo também quer dizer ter um ambiente funcional, prático e sustentável.