Rei Modas: alfaiate no Centro de Santos

  • 270
    Shares

As construções do Centro Histórico de Santos nos convidam a voltar no tempo.

Admirar os casarões é como viajar aos anos 20. Todo o requinte arquitetônico esta ali, nas obras que tiveram início com o auge do café na região.

Mas não é apenas a riqueza de detalhes que é conservada. Nas ruas de paralelepípedo, alguns comércios são mantidos há gerações.

São décadas no mesmo endereço, trabalhando num segmento que, muitas vezes, perde a força com a globalização e sua agilidade.

alfaiate

O senhor Reinaldo Tavares Brandão é um bom exemplo. Há mais de 30 anos na Rua Frei Gaspar, ele colabora para que a elegância de anos atrás seja mantida.

A fragilidade de sua idade é evidente. “Tenho 66 anos. Não, não, são 86 na verdade. Se fosse 66, eu estava bem feliz”, brinca o alfaiate. Apesar da audição comprometida pela idade, ele responde a todas as perguntas e nunca deixa de exibir um enorme sorriso no rosto.

É verdade que, algumas vezes, preciso repetir a pergunta para que ele entenda.

Quando se fala de fazer roupas, a história muda. O profissional mostra agilidade em seu trabalho. Os riscos, num tecido nobre que logo será transformado num terno, são precisos, assim como seu corte.

“Eu trabalho com isso desde criança, comecei a aprender com 12 anos. Naquela época, não íamos à faculdade, era muito caro e o acesso era difícil, então tínhamos que aprender uma profissão”, lembra.

O português chegou ao Brasil com 19 anos. Desde então, dedica seu tempo à confecção de ternos artesanais.

De fato, o trabalho ali é totalmente manual. Ao fundo da loja, outro senhor costura os tecidos que passaram pelos cortes de Greinaldo. “Não tem como comparar com roupas feitas em série, numa fábrica. É um pouco mais caro, sim, mas quem gosta de se vestir bem percebe a diferença”.

O futuro do segmento parece ser incerto para ele. Afinal de contas, poucos jovens parecem interessados em continuar o ofício da alfaiataria. Mesmo assim, o senhor Reinaldo se mostra esperançoso. “São poucos jovens que se interessam, mas sempre tem quem gosta de se vestir bem. Temos clientes de todas as idades aqui. E tem muitos jovens vindo de outros países que são mais tradicionais”, finaliza.

alfaiate

A loja Rei Modas fica na Rua Frei Gaspar, 117, Centro.