Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

Espaço MRN, um endereço cheio de amor à arte em Santos

  • 1
    Share

Um mix de cores em uma pintura linda dão vida à construção da Rua Doutor Assis Correa, 55.

Passar em frente e não reparar na arte é impossível. Entrar para descobrir os encantos do interior é um segundo passo inevitável. Quem ama arte não resiste ao Espaço MRN.

E, uma vez lá dentro, com certeza você vai se apaixonar e querer voltar outras vezes.

www.juicysantos.com.br - espaço MRN loja colaborativa em santos sp

Aconchego no coração do Gonzaga

No novo endereço desde março, o Espaço MRN se tornou mais aconchegante e ainda mais convidativo. Mas a verdade é que quem é fã de artesanato e busca comprar direto de quem faz já conhecia a proposta da loja colaborativa de outros carnavais.

Aliás, de outros endereços.

É que a história do Espaço MRN vem de longe. Começou em meados de abril de 2017. Quem conta é Mariana Riello, a pessoa por trás da MRN conceito e também da loja da Assis Correa.

www.juicysantos.com.br - espaço mrn loja colaborativa em santos sp

“Eu tenho uma marca de bolsas e sempre trabalhei em casa. Num dado momento, meu pai me incentivou a ter um endereço comercial para expor. Ele dizia que isso traria mais clientes”.

O ateliê deixou de ser em casa e passou a ter a Rua Goiás como seu lar. Mas, junto ao endereço comercial, veio uma certeza: ser artesão, fazer o marketing, cuidar da produção e pagar as contas da loja não é tão simples assim. Ao mesmo tempo, passou a gostar da possibilidade de receber os clientes com um café quentinho e uma conversa sobre a produção. E então surgiu a ideia:

Porque não juntar outros artesãos?

A sala, que vendia produtos da marca da Mari, passou a ser lar de outros pequenos empreendedores que até então não tinham um endereço fixo. Vendiam apenas em bazares e através de encomendas no Instagram.

www.juicysantos.com.br - espaço mrn loja colaborativa em santos sp

Para os artesão, o Espaço MRN se tornou uma chance de atingir novos públicos e ter vendas o mês inteiro – não apenas nos finais de semana com eventos. Para os clientes, por outro lado, Santos ganhou um endereço onde arte e cultura poderiam ser encontrados com facilidade. Todo mundo saiu ganhando.

“No início, éramos nove artesãos. Então começamos a fazer um bazar, o Mutirão, para as pessoas saberem que o segundo andar lá da casa era um espaço de arte. Em poucas edições, passamos para 30 expositores”.

O sucesso fez com que o Espaço MRN passasse a ocupar tanto o segundo piso da casa quanto o térreo. Apenas uma das salas não eram de artesanato por lá.

www.juicysantos.com.br - espaço mrn loja colaborativa em santos sp

Meu Primeiro Ateliê

De acordo com os cálculos de Mari, cerca de 200 artesãos de Santos e região já expuseram no Espaço MRN. Alguns que a gente ama, inclusive, começaram suas histórias por lá.

É que uma das salas se tornou o espaço “Meu Primeiro Ateliê”. Em resumo, a ideia ajudava quem queria sair de casa, assim como Mariana, a ter um espaço para produzir com um precinho camarada: apenas 30% do valor real. O restante era subsidiado graças ao sucesso do Espaço MRN.

Em seis meses de projeto, alguns artesão começaram suas histórias por lá. Inclusive a marca Bia que Fez, que está no guarda-roupas de todo o #teamJuicy.

www.juicysantos.com.br - espaço mrn loja colaborativa em santos sp

Um novo endereço e ainda mais amor

Desde março de 2020, o Espaço MRN saiu da Rua Goiás e se mudou para um novo endereço. Fica bem pertinho, na Doutor Assis Correa, 55. Mari nos contou que a antiga casa estava apresentando alguns problemas estruturais.

Além disso, no novo endereço, todo o espaço inspira e transpira arte. Desde a fachada, que tem uma arte linda de Nane Anders, até o interior.

Atualmente, são 26 marcas com produtos à venda por lá.  O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas e, aos sábados, das 9 às 13 horas.

Quem se encanta com a fachada e decide conhecer o interior é recebido com café quentinho, água bem gelada (mais que bem-vinda no verão santista!) e muito amor. Os clientes – que acabam virando amigos – têm a oportunidade de conhecer as mãos por trás das peças de roupa, cosméticos, acessórios, decorações e comidinhas e de incentivar os empreendedores.

Aqui no Juicy Santos, nós suspeitas para falar, pois amamos comprar direto de quem faz e ter achados incríveis enquanto andamos pela cidade. O Espaço MRN foi um deles – aliás, a gente gostou tanto que agora tem camisa da Juicydeli, a nossa lojinha suculenta, por lá.

www.juicysantos.com.br - espaço mrn loja colaborativa em santos sp

Se você ama arte, vale a pena passar por lá. E se trabalha com economia criativa, expor lá é uma ótima saída. Mari cobra apenas o valor do aluguel, ou seja, os expositores não pagam porcentagem nas vendas feitas no Espaço MRN.