Victória Silva
Texto porVictória Silva
Jornalista, 24 anos - Santos

A Musical: vinil, instrumentos e muita história no centro de Santos

  • 152
    Shares

Amante de música, meu avô lembrava-se do tempo em que ia até “a cidade” para fazer compras. Ao fim do passeio, antes de pegar o bonde de volta ao Boqueirão, sempre passava na loja de discos.

a musical

Comercialmente, os vinis que o meu avó comprava foram substituídos por CDs, comprados pelo meu pai, que por sua vez deram lugar às versões em mp3 e agora, streaming, da minha geração. Mas, a loja frequentada por ele continua intacta, na Praça Mauá.

A Musical existe há 80 anos. Passou pela transição da forma de se ouvir música, assistiu às (várias) mudanças do gosto popular e se adaptou. Assim como todo fã de música, a loja dança conforme o ritmo.

a musical

“Crise quer dizer crie, então temos que conviver com ela. Quando a pirataria começou, as pessoas não compravam muito, fiquei mesmo com os clientes que gostam de música, que queriam o encarte. Nós passamos a vender online, ninguém sabia ao certo o que estava fazendo. Mas fomos aprendendo. A internet, que deveria ser um vilão, se tornou nossa aliada”, explica Márcia de Oliveira, atual administradora da loja.

Os LPs, por muito tempo esquecidos, voltaram a ser objetos de desejo. Logo na entrada, duas bancas estão repletas deles. De Chitãozinho e Chororó a Roberto Carlos, passando por títulos de música clássica, MPB e até axé. “Nós temos tudo e, caso não tenha algo, é só falar que vamos buscar. A loja é para todos”, continua Márcia.

A Musical também vende instrumentos musicais, partituras e acessórios para músicos.

a musical

História

Desde 1935 no mesmo endereço, a Musical é atualmente passada de geração para geração. No entanto ,seu inicio foi um pouco diferente. “Meu sogro começou aqui como empacotador, foi subindo de cargo até que o senhor Bueno decidiu vender. Os filhos dele não se interessavam, então o meu sogro comprou parcelada, passou um bom tempo pagando. Ele administrava, agora estamos eu e o meu marido”.

Talvez o meu avó não reconhecesse a nova estrutura da loja. Além das reformas, as prateleiras são em maior parte tomadas por CDs e DVDs (inclusive de teatros clássicos) e a música ambiente é alternada entre grupos de pagode e Charlie Brown Junior.

a musical

O legal é que aqueles que, assim como o meu vô, curtem a sonoridade dos toca-discos, encontram ali uma variedade incrível de novos e usados – muitos deles com dedicatórias de amor, o que era comum na época.

A Musical fica na Praça Mauá, 26, Centro.