Praia Grande faz microchipagem gratuita para cães e gatos
Veja como colocar um microchip para segurança do seu pet em Praia Grande.
Se você tem um cachorro ou gato e ainda não implantou o microchip de identificação, aproveite a chance de fazer isso de graça em Praia Grande.
A Prefeitura de PG está percorrendo a cidade com o Projeto Pet PG Chip, que oferece microchipagem gratuita para pets de forma rápida, prática e segura.

O serviço já passou pelo Espaço Alvorada, no Quietude, no fim de julho, e pela Vila Sônia, no início de agosto. Quem ainda não participou pode se programar para as próximas datas:
- 14/08 – Espaço de Eventos – Samambaia
- 19/08 – Espaço de Eventos – Sítio do Campo
- 24/08 – Espaço de Eventos – Caiçara
- 02/09 – Espaço de Eventos – Antártica
- 12/09 – Espaço de Eventos Xixová – Canto do Forte
- 20/09 – Espaço de Eventos – Real
- 27/09 – Praça ao lado da E.E. Dr. Reinaldo Kuntz Busch – Boqueirão
Quem usou gostou
O aposentado Wilson Roberto dos Santos, torcedor fanático do Santos, levou o cão Neymar, de dois anos, para colocar o microchip.
“Ele é meu grude. Como o microchip era gratuito, não pensei duas vezes. Afinal, se ele se perder ou for atropelado, terá identificação para nos encontrar.”
A dona de casa Maria Dolores Arena Thomaz também levou a pequena Mel, de 10 meses, para receber o dispositivo.
“É muito importante. Caso se perca, quem encontrar pode levar a um pet shop ou clínica e localizar meu endereço pelo chip.”
Como funciona o microchip para pets
O dispositivo, que tem o tamanho de um grão de arroz, vai sob a pele, na região do dorso, com uma agulha um pouco mais grossa que a de vacinas. Para realizar o procedimento, o tutor deve apresentar documento com foto e CPF, levar cães com guia e gatos em caixa de transporte.
O chip armazena um número único vinculado a um banco de dados nacional com informações do animal e do tutor.
Ele funciona por radiofrequência. Assim, clínicas veterinárias, ONGs e protetores de animais que possuem um scanner específico conseguem fazer a leitura. Dessa forma, o dispositivo ajuda a localizar pets perdidos, comprova a posse legal, atende às exigências para viagens internacionais e auxilia em casos de abandono ou maus-tratos.
Mais que um chip, uma política pública para os pets
A iniciativa também cria um banco de dados fundamental para planejar políticas públicas mais eficientes voltadas aos animais.
“Sem dados, não há política pública. A microchipagem dos animais em Praia Grande ajuda a garantir que cada pet seja visto, cuidado e protegido”, destacou Tissiana Ortiz, diretora da Divisão de Controle de População Animal.
Outros serviços para os pets de Praia Grande
Além da microchipagem, a prefeitura ampliou o programa de castração gratuita e prevê realizar mais de 2 mil procedimentos em 2025. Também desenvolve um pronto-atendimento especial para animais.
A cidade mantém um programa de adoção responsável, com pets resgatados que ficam abrigados na unidade de Saúde Ambiental do município. Eles podem ser encontrados através do site Adoção Animal PG.
Para adotar um animalzinho, é necessário ter mais de 18 anos. Os interessados deverão comparecer à sede da Saúde Ambiental (Rua Antônio Cândido da Silva, s/n – Bairro Vila Sônia) e apresentar o RG (original e cópia) e comprovante de residência. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 11 às 16 horas.
Fonte: Prefeitura de Praia Grande