Clique aqui e confira também nosso tema da semana

De Praia Grande, Nelson Lourenço publica obra sobre paternidade

Tempo de leitura: 3 minutos

Bullying, paternidade e desafios familiares estão no centro de “Pedras Espalhadas pelo Caminho”, nova obra do autor Nelson Lourenço, de Praia Grande.

O romance é para quem se interessa pelos múltiplos desafios das relações familiares nos contextos modernos.

www.juicysantos.com.br - De Praia Grande, Nelson Lourenço publica obra sobre paternidade

A obra, que sai pela Mondru Editora, joga luz sobre assuntos corriqueiros, mas muitas vezes silenciados dentro dos lares, como a violência no ambiente escolar e o impacto dessas experiências na trajetória de pais e filhos.

Em uma narrativa que alterna presente e passado, o romance acompanha Doni, homem em crise conjugal que busca conexão com o filho Guto, abalado por problemas no colégio. Através dessa jornada, revelam-se marcas do passado e bloqueios emocionais que atravessam gerações.

Nelson Lourenço explora com sensibilidade as nuances do diálogo familiar, a tentativa de reconciliação e o peso das memórias na formação da identidade.

Por que falar de bullying?

Levantamento da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) com o IBGE (2022) indicou que quase 30% dos jovens entre 13 e 17 anos declararam já ter sido vítimas de bullying na escola. Os efeitos para além do ambiente escolar incluem problemas de autoestima, quadros de ansiedade, maiores índices de evasão escolar e conflitos familiares, já que muitas vezes os pais também lidam com sentimentos de impotência, culpa ou frustração diante da situação.

Por isso, o acolhimento em casa e diálogo têm papel crucial para o resgate do bem-estar do adolescente e, por que não, de toda a família.

www.juicysantos.com.br - De Praia Grande, Nelson Lourenço publica obra sobre paternidade

Sobre o enredo

“Pedras Espalhadas pelo Caminho” é uma leitura atual e identificável especialmente para famílias que vivem os desafios cotidianos de educar e acolher.

O protagonista, Doni, encara as dificuldades do filho como espelho dos próprios traumas. Enquanto tenta entender Guto, acessa memórias desconfortáveis da adolescência, como passagens de violência, exclusão e a dificuldade de compartilhar vulnerabilidades. Ao longo da narração, as decisões e omissões do passado são revisitadas – e a trama convida o leitor a refletir sobre as possibilidades de reparação ou aceitação dessas pedras acumuladas pela vida.

O romance toca em feridas, mas também sugere caminhos de diálogo e reconciliação gradual.

“Quanto maior a pedra escolhida, maior o seu medo. Eu deveria ter escolhido uma pedra mais leve. Deveria ter escolhido o caminho suave. Mas agora é tarde.”, escreve o autor em um trecho do livro. 

A frase traduz bem o tom, que evita soluções mágicas ou moralismos, preferindo mostrar personagens reais, cheios de dúvidas e tentativas.

Para quem quiser conhecer de perto o novo romance ou conversar com o autor, Nelson Lourenço está disponível no e-mail [email protected]. O livro está à venda por R$ 59,90 no site da editora.

Avatar
Texto por

Contato