Quantos terminais tem no Porto de Santos?
É muito comum a gente ouvir falar que o setor portuário em Santos é um “gigante”. Mas de que tamanho exatamente estamos falando? Pois a gente foi pesquisar sobre isso pra entender quantos terminais tem no Porto de Santos.
O superlativo “maior complexo portuário da América Latina” já denota que a cidade tem muito mais do que um simples ponto de embarque e desembarque de cargas. Com uma estrutura física impressionante, esse verdadeiro ecossistema logístico é essencial para conectar o Brasil ao mundo.
Para os curiosos que nunca visitaram o local, imagine um ambiente onde navios gigantescos se movimentam com precisão milimétrica, a visão dos guindastes no horizonte e milhares de contêineres passando por lá diariamente.
Só em outubro de 2024, Santos bateu recorde de movimentação de cargas já registrada na série histórica do mês. Foram 15,5 milhões de toneladas, 8,4% superior em comparação ao mesmo período de 2023. No acumulado de janeiro a outubro de 2024, o porto fez 153 milhões de toneladas movimentadas, o que representa um crescimento de 7,7% no mesmo período de 2023.
Quantos são os terminais do Porto de Santos?
Primeiramente, vale lembrar que não estamos falando apenas de uma cidade. O Porto de Santos compreende, na realidade, Santos, Cubatão e Guarujá. E isso não aconteceu por expansões artificiais massivas, mas por intervenções pontuais ao longo dos anos.
Segundo a Autoridade Portuária de Santos (APS), em 2020, havia um total de 53 terminais, sendo:
- 39 terminais do Porto Organizado
- 8 terminais retroportuários
- 6 terminais de uso privado (TUPs)
A infraestrutura portuária é um verdadeiro quebra-cabeça de engenharia. Com uma profundidade natural de apenas 6 metros, o porto investe pesadamente em dragagem para permitir a atracação de navios com calado de até 13 metros. Essa adaptação constante garante que embarcações cada vez maiores possam acessar suas águas.
Onde os navios param no Porto de Santos?
Distribuídos por 15 quilômetros de cais, os 66 berços de atracação representam o coração pulsante deste complexo. Cada terminal possui características específicas, seja para granéis sólidos, líquidos, contêineres ou veículos, demonstrando uma especialização que poucos portos no mundo conseguem alcançar.
Os terminais da margem direita, localizados em Santos, concentram operações de granéis sólidos, como grãos, minérios e fertilizantes. Por outro ângulo, os da margem esquerda, no Guarujá, complementam essa dinâmica operacional com terminais especializados em granéis líquidos, como óleos, combustíveis e produtos químicos.
Por isso, o Porto de Santos é o principal do Brasil em valores de carga movimentadas e responde por, no mínimo, 25% do comércio exterior do país.