Porto de Santos fica mais sustentável com novo sistema de eletrificação
As ações de sustentabilidade no Porto de Santos continuam. Dessa vez, um passo importante acontece em direção à inovação com a inauguração de um moderno sistema de Onshore Power Supply (OPS).
Mas o que é um OPS?
Também conhecida por Alternative Maritime Power (AMP), é uma tecnologia que permite que navios atracados em portos se conectem à rede elétrica local para obter energia, em vez de usar seus motores auxiliares. Isso torna a operação mais ecológica, porque melhora a qualidade do ar em portos e cidades portuárias e reduz emissão de poluentes e ruídos, além de diminuir as emissões de dióxido de carbono.
O interesse pela tecnologia vem crescendo mais e mais, graças a leis ambientais mais rigorosas. Além disso, o aumento nos preços dos combustíveis contribui para a busca por uma alternativa.
O porto de Gotemburgo, na Suécia, foi o primeiro a disponibilizar a alimentação elétrica em terra aos navios, em 2000.
O projeto no Porto de Santos permitirá que até três rebocadores, atracados simultaneamente, se abasteçam com energia limpa diretamente do cais, reduzindo significativamente as emissões de poluentes.
A cerimônia de lançamento aconteceu no dia 14 de novembro, no cais da curva do armazém 23.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Autoridade Portuária de Santos (APS), o SINDIPORTO e as cinco empresas que operam rebocadores na região.
Economia de energia e mais eficiência
A energia fornecida é 100% renovável, gerada pela usina hidrelétrica de Itatinga, em Bertioga. E mais: promete uma redução diária de até 8,4 toneladas de dióxido de carbono, além de 165 kg de óxidos de nitrogênio, 21 kg de dióxido de enxofre e 6 kg de material particulado.
Além desse novo ponto de eletrificação no armazém 23, o Porto de Santos já conta com uma estrutura semelhante no Cais da Marinha, dedicada às embarcações da Marinha do Brasil. Segundo Anderson Pomini, presidente da APS, “esse projeto posiciona o Porto de Santos como referência mundial em sustentabilidade, alinhando-se às metas internacionais de descarbonização e fortalecendo a relação Porto-Cidade.”
A APS já planeja expandir a iniciativa, com a instalação de mais cinco painéis de eletrificação até 2025. Com isso, o Porto de Santos reafirma seu papel como um hub logístico estratégico e um modelo de inovação para o setor portuário no Brasil, liderando práticas que aliam eficiência operacional e preservação ambiental.
Pois é, o Porto de Santos se compromete com a descarbonização e está na vanguarda global de práticas portuárias sustentáveis e inovadoras.