09/06/2017 Por Flávia Saad Para comprar

Miramar Shopping: 30 anos e 10 fatos curiosos

De lá, veio minha primeira mochila da Company.

Quando ganhava presente de aniversário, ia direto gastar o dinheiro na Pakalolo, na Side Play ou na Surf More.

Meu primeiro CD da vida foi do Nirvana e veio com a etiqueta da Mesbla, loja de departamentos que eu sempre adorei.

www.juicysantos.com.br - os 30 anos do miramar shopping

Eu tinha 5 anos na inauguração do “shopping novo”, que era como a gente chamava o Miramar Shopping. Morava no Gonzaga e, assim como a população inteira, ficava absolutamente encantada com novidades como o elevador panorâmico (tinha fila pra andar nele!), as lojas mega descoladas, o estacionamento enorme e a praça de alimentação (a primeira que Santos teve).

Quem foi adolescente nos anos 90, como eu, lembra bem de ir e vir nos corredores no sábado à tarde, quando íamos até lá buscar os flyers de desconto para as festas do fim de semana na Planet Z, na Millenium e na Mythos.

E o Miramar está fazendo 30 anos!

www.juicysantos.com.br - miramar shopping história

Aqui no Juicy Santos, homenageamos esse querido centro de compras com uma lista de 10 fatos sobre ele.

1. O complexo demorou 2 anos e meio para ser construído. A inauguração oficial aconteceu em 9 de junho de 1987 e literalmente parou a cidade. Pela primeira vez, redes grandes de varejo e fast foods estavam chegando a Santos.

2. O Miramar chegou com novidades que não existiam até então: ar condicionado central e música ambiente nos corredores!

3. O shopping ajudou a consolidar o Gonzaga como o novo centro comercial da cidade, já que muitas lojas migraram do Centro para lá.

4. Em 1993, o shopping realizou a Maratona do Beijo, com 40 casais participantes, que tinham que ficar nada menos do que 12 horas com os lábios colados pra ganhar um carro como prêmio! Na época, o gol 1000 zero quilômetro valia 342 milhões de cruzeiros. Eles ficaram lá por 62 dias grudados!!!!!

Esse texto super legal do Memória Santista conta um pouco mais sobre a história da Maratona do Beijo

5. São 120 lojas e quiosques instalados, além de cinema, agência de turismo e casa de câmbio. Ah, e não dá pra esquecer da praça de alimentação, que oferece opções de comida árabe, japonesa e até tailandesa.

6. O shopping tem um posto para emissão de passaportes brasileiros que ajudou a desafogar a demanda, antes restrita apenas ao centro da cidade.

7. José Menezes dos Santos, Seu Juca, é encarregado de elétrica e trabalha desde antes da inauguração até hoje no Miramar. 

8. O Cine Miramar tem três salas com capacidade total de 359 lugares, dotadas de projetores Cinemeccanica de última geração e som Dolby. Até 2012, era o Cinespaço Itaú. O nome mudou, mas a programação continua, para alegria dos santistas, aliando filmes mainstream com títulos mais alternativos, que, no passado, nem chegavam à cidade.

Curta o Miramar Shopping no Facebook

9. Por dia, 25 mil pessoas passam pelos corredores do Miramar.

miramar-shopping-mesbla

10. Algumas marcas que já funcionaram no shopping durante esses 30 anos: Realejo Livros, Santa Heresia, Gota d’Água, Forum, Zoomp e Bob’s. Atualmente, existem lojas que, em Santos, são exclusivas de lá, como Levi’s, Tyrol, Artex, Havanna e Mormaii.

miramar-shopping2017a (1)

O Miramar Shopping fica na Rua Euclides da Cunha, 21, Gonzaga, em Santos.