09/05/2017 Por Rafaella Madeira Para comprar

Decoração descomplicada para imóveis alugados

A nossa casa precisa ter a nossa cara, ser confortável e aconchegante, mas, quando o lugar onde moramos é alugado, tudo parece se tornar mais difícil.

Alterações nem sempre são permitidas. Muitas vezes, o locatário não tem permissão nem para perfurar a parede para pendurar quadros.

Essas regras sempre dependem do contrato feito entre o proprietário e a pessoa que vai alugar, mas, mesmo com algumas restrições, existem várias formas de levar a nossa personalidade para dentro de casa.

Nesses casos, é importante considerar o seu tempo de permanência no imóvel e avaliar o que vale a pena ser feito. Ainda que você possa vender alguns móveis ou objetos quando deixar o imóvel, o ideal é pensar em comprar peças que possam se encaixar em outro lugar.

Hoje, trago dicas pra quem quer decorar um imóvel alugado com estilo e sem mudanças estruturais.

PISO

www.juicysantos.com.br - dicas de decoração para imóveis alugados tapetes

Se o piso do imóvel que você alugou não está em boas condições, existem algumas soluções para resolver esse problema.

Você pode comprar um tapete grande, que ocupe a maior parte do ambiente ou optar por dois tapetes menores. A vantagem de escolher tapetes menores é que a chance de reaproveitá-los em outros imóveis é maior. Os tapetes geométricos estão super em alta e, além de esconder o piso antigo, eles vão deixar o ambiente com um estilo mais moderno e único.

Outra opção é instalar um piso laminado por cima do existente. Esse tipo de revestimento é chamado de flutuante, pois ele é fixado apenas pelo encaixe entre as réguas. A sua instalação é simples, sem sujeira e não danifica o original, que ficará por baixo. Antes de optar pelo laminado, consulte um profissional para saber se essa opção pode ser instalada sobre o tipo de piso existente do imóvel alugado.

MÓVEIS

www.juicysantos.com.br - dicas de decoração para imóveis alugados móveis
Com relação ao mobiliário, dê preferência para móveis soltos e não muito grandes.  Assim, caso necessário, você poderá aproveitá-los no futuro em outros imóveis. Evite peças fabricadas sob medida. Você terá dificuldade de desmontá-las para levá-las com você e, dificilmente, elas se encaixarão num outro lugar.

www.juicysantos.com.br - dicas de decoração para imóveis alugados mesas

Dica especial: Use um banco ou mesa pequena como criado-mudo. Se essas peças não couberem no outro imóvel, poderão ser utilizadas de outras formas em outros lugares.

www.juicysantos.com.br - dicas de decoração para imóveis alugados araras

Faltou espaço para guardar as roupas? Utilize araras! Existem alguns modelos que já vem com prateleiras que podem ser aproveitadas para armazenar alguns sapatos e acessórios. Como tudo ficará exposto, tome cuidado para que suas roupas e acessórios estejam sempre organizados.

PAREDES

www.juicysantos.com.br - dicas de decoração para imóveis alugados quadros

Quadros nas paredes dão vida a casa! Separe uma parede da sala e preencha-a com quadros de diferentes tamanhos. Faça uma composição harmoniosa para que o ambiente fique cheio de estilo, com a sua personalidade. Vale lembrar que, geralmente, não é permitido furar a parede em imóveis alugados. No entanto, existem outras formas de fixação. Se o quadro não for muito pesado, você pode usar fita adesiva dupla-face de alta fixação. Além de não danificar a parede com furos, essa opção faz com que os quadros nunca fiquem tortos.

Os quadros também podem ser apoiados em prateleiras, móveis ou até mesmo no chão. São opções diferentes e bem charmosas de expô-los.

www.juicysantos.com.br - dicas de decoração para imóveis alugados papel de parede

Outras formas de dar vida às paredes da casa: aplicar tecido ou papel de parede! As duas opções podem ser facilmente revertidas e não tem um custo alto. Hoje em dia existe uma infinidade de opções e certamente você vai encontrar um modelo com o seu estilo.

Lembre-se: a cola utilizada para aplicação do papel de parede pode danificar a pintura original. Caso seja exigido pelo proprietário, ao sair do imóvel, você precisará refazer a pintura.

www.juicysantos.com.br - dicas de decoração para imóveis alugados adesivos

Os adesivos também são uma alternativa boa e barata. Eles têm praticamente a mesma função do papel de parede, mas sua instalação é mais fácil.

Disponíveis em vários tamanhos e formatos, os adesivos podem ser aplicados em cima dos azulejos antigos da cozinha ou do banheiro que você não pode trocar, por exemplo. Quando você precisar retirá-los, eles não vão danificar o revestimento original.

Uma mudança simples que emprega um ar descontraído e descolado aos ambientes!

PINTURA

www.juicysantos.com.br - dicas de decoração para imóveis alugados lousa

A pintura de um imóvel alugado requer um cuidado especial.

O locatário, caso exigido pelo proprietário, precisará entregar o local com suas características e cores originais.

Porém, desde que você esteja disposto, nada impede que você mude a cor de algumas paredes no período que vai morar. Se quiser ousar, pinte algumas ou todas as portas da casa com uma cor mais forte. Na sala de estar em destaque na imagem acima, veja o quanto esse tipo de intervenção dá personalidade ao ambiente.

Outra ideia bacana é pintar alguma parede com tinta preta de lousa. Essa tinta pode ser comprada em lojas comuns e, depois de aplicada, pode receber desenhos e frases escritas com giz. Essa intervenção costuma ficar bem interessante em salas ou cozinhas.

ILUMINAÇÃO

Uma iluminação bem feita pode mudar completamente o ambiente!

Se o imóvel tem teto rebaixado em gesso, fica mais simples investir em uma nova iluminação. Sem o gesso, você pode investir nas opções de luminárias sobrepostas.

www.juicysantos.com.br - dicas de decoração para imóveis alugados trilho

O trilho, por exemplo, é uma boa opção. Combina com uma decoração mais despojada e industrial e, ao mesmo tempo, com ambientes modernos e elegantes.

ELÉTRICA

www.juicysantos.com.br - dicas de decoração para imóveis alugados conduite

Falta tomada, mas você não pode ou não quer quebrar as paredes para criar novos pontos? Existem conduítes de aço que são próprios para instalações aparentes (foto acima).  São rígidos e resistentes.

Você pode criar novos pontos de tomada de uma forma simples, sem sujeira e, ao mesmo tempo, criar um estilo incrível e contemporâneo ao ambiente.