16/05/2018 Por Victória Silva Novidades gastronômicas, Para comprar

Armazém do Sertão: todos os sabores do Brasil em Santos

Todo mundo conhece alguém que saiu do Norte ou Nordeste do país com destino a São Paulo, desceu a serra, amou Santos e decidiu fazer da cidade seu lar.

Talvez não seja a história da sua família, mas de amigos, vizinhos ou quem sabe da pessoa que te faz companhia para assistir Netflix nas noites de tédio. Só entre 2005 e 2010, mas de 400 MIL PESSOAS saíram das duas regiões vindas para o Sudeste do país.

Elas sentem saudades dos sabores de casa e nós temos o destino ideal para matar essa vontade: o Armazém do Sertão.

Todos os sabores do Brasil em Santos

Armazem do sertão (4)

Em uma esquina da Carvalho de Mendonça, cactos decoram a fachada de uma das descobertas mais gostosas do Juicy Santos nos últimos tempos. Esse capricho revela o que nos espera lá dentro.

Casa de produtos nordestinos em Santos

O Armazém do Sertão existe desde setembro de 2017 e surgiu exatamente da saudade de uma família de migrantes de Campo do Brito, em Sergipe.

Uma casa do norte em Santos que se tornou casa do Brasil.

São mais de 200 produtos a granel trazidos diretamente e com carinho de cada canto desse país.

Foi difícil entrar na loja e não lembrar do meu avó, que faleceu no ano passado, um bahiano que há anos vivia em Sergipe. Logo de cara, encontrei os bolachões que ele adorava, seguidos por beiju (tapioca), panela de fazer cuscuz e um corredor só de pimentas.

Armazem do sertão (11)

“A ideia era ter uma loja mais elegante e com uma gama de produtos maior do que a encontrada em casas do norte tradicionais. Afinal, além de uma variedade de itens dessas localidades, somos especializados em produtos brasileiros”, explica Leticia de Oliveira, uma das responsáveis pelo Armazém do Sertão.

Os corredores têm doces em compota para você esquecer que um dia planejou fazer dieta, doces típicos de várias regiões do país e itens inusitados. Durante a minha visita, encontrei granulado de amendoim, refrigerante de caju e o famoso Guaraná Jesus à venda em Santos!

Quantas vezes você se perguntou qual é o gosto do Guaraná Jesus, o refrigerante mais rosa de todos? Agora é a chance de experimentar essa iguaria.

Armazem do sertão (8)

Diretamente do sul do país, você encontra cuia de chimarrão, erva mate, diversos vinhos e azeites, como por exemplo o Oliq. De Minas Gerais, chegam os doces e cachaças.

A lista de produtos continua com carne seca (carne de sal) raiz, ou seja, totalmente diferente daquela encontrada nos mercados, requeijão de corte e outros queijos diferentes, bacalhau, camarão seco, peixes secos, filtro de barro, panelas capixabas e outros produtos.

Só indo até lá para ter dimensão do que estamos falando.

E o Armazém do Sertão também é o paraíso dos chefs de plantão. Quem nunca quis fazer uma receita tipicamente brasileira e acabou desistindo da ideia por causa da dificuldade de encontrar os ingredientes típicos para ela nos mercados da cidade?

Produtos a granel em Santos

As opções ainda não acabaram. Na verdade, estão apenas começando.

O Armazém do Sertão também oferece uma variedade bacana de itens para veganos e vegetarianos ou para quem busca por uma alimentação saudável. Destacamos as misturas de pão sem queijo, leite vegetal, castanhas e snacks e a diversidade de farinhas para substituir o trigo e os produtos não testados em animais.

A parte a granel da loja merece uma matéria à parte. Mas vamos te dar alguns spoileres. SÃO 11 TIPOS DE FEIJÃO e 200 possibilidades incríveis. Entre elas, você vai encontrar:

Armazem do sertão (12)

Avelã
Macadania
Goji Berry desidratado
Blueberry desidratado
Cramberry desidratado
Farinha de aveia
Farinha de amaranto
Farinha de arroz
Farinha de acarajé
Farinha de coco
Proteína isolada de soja
Levedo de cerveja
Amora em pó
Espinafre em pó
Açucar mascavo
Açucar de coco
Leite de coco em pó
Amendoa defumada
Colágeno hidrolisado
Tremoços crus

Quando você pensar que acabou, lembre-se que todos os produtos são trazidos diretamente de suas regiões de origem e ainda nem falamos na variedade de chás e do artesanato regional incrível.

Impossível não se apaixonar pelas simpáticas galinhas d’Angola. Ou seja, até presente dá pra encontrar nessa loja.

Vai lá

Se você está procurando produtos regionais do Norte, Nordeste ou qualquer parte do Brasil, vale a pena conhecer o Armazém do Sertão e a infinidade de itens de origem brasileira vendidos por lá. A loja é quase uma importadora de produtos nacionais (!).

Para ficar ainda melhor: você pode deixar o seu carro no estacionamento Unipark, que fica quase em frente, e fazer as suas compras com tranquilidade. Gastando R$ 25, basta pedir o carimbo e o estacionamento sai de graça.

O Armazém do Sertão fica na Rua Dr. Carvalho de Mendonça, 178, Vila Belmiro.