17/04/2014 Por Flávia Saad Empreendedorismo

Pag Pouco: santistas criam site de comparação de preços

Um grupo de amigos se preparava pra uma confraternização e precisava descobrir onde comprar a cerveja mais barata da cidade. O que poderia ser apenas um problema de fim de semana acabou virando ideia de negócio.

Foi assim que surgiu o Pag Pouco, site de comparação de preços em estabelecimentos físicos criado pelos santistas da agência 10FC Marketing.

Conversamos com um dos empreendedores, Bruno Fernandes, que explicou o que é o site, como funciona e como o consumidor pode se beneficiar desse serviço.

site para comparar preços

Como e quando surgiu a ideia de fazer esse site Pag Pouco?

Surgiu no início de 2013, quando alguns amigos nossos (e nós mesmos) resolvemos procurar a cerveja mais barata para uma confraternização. Achamos muito ruim, em plena “era da tecnologia”, ter que fazer uma maratona para descobrir onde os produtos estão mais baratos.

Qual é o conceito do site? Como ele funciona?

O PagPouco.com tem um conceito muito simples: facilitar a vida das pessoas em buscar a melhor oferta, através de um comparador de preços dos estabelecimentos físicos. Hoje temos o Buscapé, que compara o preço de praticamente todos os e-commerces do Brasil, mas não havia nada comparando os preços fora da Internet, onde a necessidade é maior ainda.

O funcionamento é muito simples. Basta acessar www.pagpouco.com, digitar o seu produto na busca, definir em quais supermercados você quer saber o preço, e pronto. Para quem preferir, ainda tem uma “navegação rápida”, que mostra as principais categorias de produtos do site. Iniciamos com supermercados, mas teremos vários outros segmentos implantados.

Quantas pessoas trabalharam no desenvolvimento?

O sistema foi desenvolvido pela empresa onde trabalhamos, a 10FC Marketing, e fizemos em 4 pessoas no total.

Quanto tempo demorou pra ficar pronto?

Por ser muito complexo e ter um algoritmo exclusivo, levou cerca de 14 meses para ficar pronto, contando desenvolvimento, metodologia de pesquisa e período de testes.

Por enquanto, só funciona em Santos? A empresa tem planos de expansão?

Sim, consideramos o sistema “beta”, apesar de complexo. Nosso plano é nos consolidarmos em Santos, descobrir as principais demandas das pessoas e, aí sim, partir para outras cidades. Como a resposta tem sido bastante positiva, já iremos expandir para São Paulo em 2015.

Por que é tão importante que o consumidor tenha boas ferramentas para fazer a pesquisa de preços?

A variação (de preços) é muito grande entre lojas. Segundo o próprio Procon, a diferença entre os estabelecimentos chega à assombrosa margem de 249%!  Um exemplo clássico aconteceu na semana da Páscoa, quando o Ovo de Páscoa Alpino custava R$ 35,90 no Dia% do Canal 3, R$ 27,90 no Extra da Ana Costa e R$24,90 no Carrefour da Conselheiro Nébias, ou seja, a diferença chegava a mais de R$ 10. A grande missão do PagPouco.com é expor isso para todos os consumidores.