Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

O que é uma incubadora de empresas?

Você sabe o que é uma incubadora de empresas?

Aqui em Santos, esse conceito foi retomado em 2011, por meio da lei complementar 736, que instituiu a Fundação Parque Tecnológico de Santos e assumiu a gestão da Incubadora de Empresas do Parque Tecnológico de Santos (IEPTS).

Apesar dos 5 anos, que serão completados em 7 de outubro, muitas pessoas ainda não conhecem o rpojeto.

www.juicysantos.com.br - incubadora de empresas em santos spFoto: startupstockphotos

Se você é uma delas, o Juicy Santos vai te ajudar a entender melhor esse papo de incubar empresas. Quem sabe a sua não pode ser a próxima, né?

Uma incubadora de empresas é, na verdade, uma empresa que trabalha com o objetivo de desenvolver pequenas empresas, ao dar apoio nas primeiras fases desses projetos, estimulando o empreendedorismo e a inovação.

Para isso, estão disponíveis serviços como assessoria de gestão, espaço físico, sede, infraestrutura física e administrativa, em regime de uso compartilhado.

Aqui em Santos, voltando um pouco mais no tempo, a Incubadora de Empresas de Santos (IES) iniciou as atividades em 2002 com 7 empresas. Como já explicamos, em 2013, sofreu uma reestruturação e passou a fazer parte da Fundação Parque Tecnológico de Santos.

Como ser uma empresa incubada

Anualmente, um edital é lançado com as datas, documentos necessários e regras para participar da seleção.

Basicamente, os empreendedores precisam ter um projeto voltado para a área de tecnologia (TI; software, automação, energia, mobilidade e telecomunicações, por exemplo). Além disso, é preciso estar dentro de um perfil que inclui as seguintes características:

– Concorrência através da inovação;
– Produtos de alto valor agregado;
– Processos intensivos em mão-de-obra qualificada;
– Processos de baixo impacto ambiental;
– Soluções inovadoras que criem grandes benefícios sociais.

Em 2016, 10 vagas foram abertas e, até o momento, só duas empresas selecionadas, ou seja, dá tempo de tentar a sorte! Um coisa muito legal: não é necessário que a empresa esteja formalmente constituída quando da apresentação do projeto.

O período de incubação é de 12 meses, mas com possibilidade de renovação até 36 meses (após uma avaliação de desempenho).

As empresas incubadas ainda contam com cursos, palestras e workshops para melhorar ainda mais seus produtos e serviços.

Ficou interessado? As inscrições continuam abertas, dá uma olhada no edital lá no site ou, para mais informações, ligue (13) 3202-8484.

Como a incubadora de empresas pode te ajudar?

Ainda está na dúvida? Então vamos a mais alguns detalhes: seu empreendimento pode ser acompanhado por profissionais desde o planejamento até ser consolidado!

O site do Sebrae tem algumas dicas que também podem te ajudar, vale dar uma olhada.