14/11/2017 Por Flávia Saad Empreendedorismo, Literatura

Escrita Empreendedora: uma startup de Santos que te ajuda a escrever

Quantas vezes a gente marca os amigos em uma publicação no Facebook sem muita pretensão pra mostrar uma receita, um rolê ou uma notícia engraçada?

No caso de Lorene Patígra, esse ato tão comum na nossa vida contemporânea serviu pra dar um impulso na sua startup e na ideia de utilizar a escrita como ferramenta para o empreendedorismo.

Em dezembro de 2016, um amigo de Lorene compartilhou com ela uma publicação do Facebook do Juicy Santos sobre o Prêmio Citi, iniciativa que busca jovens empreendedores em todo o Brasil para acelerar e investir em suas microempresas.

Ela ganhou, entre mais de 1300 concorrentes, na categoria Microempreendedor Iniciante com a startup Escrita Empreendedora.

www.juicysantos.com.br - escrita empreendedora

Lorene, coach literária de alta performance, empreendedora editorial, roteirista, palestrante e escritora, escreve desde os 7 anos. E viu no prêmio a oportunidade perfeita para não só ajudar outras pessoas a venderem melhor suas empresas usando a escrita como ponto de partida, mas também compartilhar as histórias de outros empreendedores que, como ela, estão mudando a cara do País.

“O Prêmio Citi dá uma oportunidade de enxergar o mercado, seu empreendimento e a si mesmo com uma nova perspectiva. Você passa a entender que não apenas todos podem empreender, mas que você mesmo já vinha fazendo isso e não sabia”, diz Lorene Passos.

Depois de conhecer várias histórias inspiradoras de pessoas e empresas ao longo do processo de seleção do prêmio, a autora percebeu que elas eram tão incríveis que deveriam ser compartilhadas. E foi isso que fez.

Seu décimo livro se chama Antologia de Empreendedores: Histórias que Inspiram o Mundo e reúne a vivência escrita por 14 empreendedores, finalistas do Prêmio Citi, com o intuito de compartilhar essa experiência com centenas de pessoas a partir de suas trajetórias, e fugindo um pouco da vibe “motivacional” da maioria dos livros sobre empreendedorismo.

www.juicysantos.com.br - premio citi

O lançamento rola em um final de semana especial nos dias 1º e 2 de dezembro (sexta-feira e sábado), aqui em Santos, com várias atividades programadas, como painel de empreendedorismo, debates, música ao vivo e noite de autógrafos.

Às 18h30 da sexta-feira tem happy hour na Livraria Realejo com encontro de empreendedores e prévia da noite de autógrafos.

Já no segundo dia, a programação acontece na Pinacoteca Benedicto Calixto:

15 horas – Espaço Cultural da Pinacoteca – Abertura do Evento com Cerimonial da Gleicy Mattos e Lorene Passos
15h30 – Espaço Cultural da Pinacoteca – Palestra com Flávia Saad (Juicy Santos) – Empreendendo em Comunicação
16 horas às 18 horas -Espaço Cultural da Pinacoteca – Painel de Empreendedorismo (Diversos temas para debate) com
os autores do livro.
19h30 – Entrada do Casarão Nobre – Música ao vivo, voz e violão com Cristiane Santos
20 horas – Entrada do Casarão Nobre – Homenagem aos finalistas e entrega das obras impressas.
22 horas – Coquetel de encerramento

www.juicysantos.com.br - escrita empreendedora lorene patígra

O que é Escrita Empreendedora?

A startup ensina, em cursos, workshops e oficinas, um método criado pela própria Lorene, baseado em 5 pilares:

  • Pensar
  • Escrever
  • Publicar
  • Vender
  • Aprimorar

Ele funciona pra qualquer pessoa que queira desenvolver seus textos, mesmo que não tenha base ou repertório prévio envolvendo escrita: leitores, estudantes e  empreendedores.

Vale mencionar que, quando falamos de “escrever”, quase sempre pensamos em livros. Mas quem redige um e-mail ou produz um relatório também pode utilizar técnicas persuasivas, criativas e até lucrativas da escrita.

www.juicysantos.com.br - como escrever bem

Em julho deste ano, ela abriu uma turma aqui em Santos para um workshop que ensinava como escrever e publicar um livro – nós postamos aqui no Juicy Santos e foi um verdadeiro sucesso entre nossos leitores.

Para 2018, estão programadas oficinas em universidades da região.

“O melhor legado que eu posso deixar para o mundo vem de alguma história e é por isso que eu quero contribuir para que o maior número de pessoas se sinta capaz de escrever um livro”, afirma.

Lorene Patígra

Tem 9 obras publicadas e vários prêmios, além do Prêmio Citi, no currículo, entre eles o Troféu Cecília Meireles – Mulheres Notáveis e o Prêmio Cláudio de Sousa pelo melhor livro motivacional do ano de 2012.

Também faz parte da União Brasileira de Escritores – UBE, da Academia de Letras de Fortaleza – ALAF e da Associação Internacional de Artistas e Escritores – LITERARTE.