Texto porVictória Silva
Jornalista, Santos

Francesinha no Tasca do Porto

Em Portugal as francesinhas são populares e fazem parte do cardápio de todos os restaurantes e bares.

O sanduíche, que é inspirado croque monsieur, é considerado um dos melhores do mundo e tem diversas variações na terra dos nossos colonizadores. Vegetariano, com frutos do mar, acompanhado de salada…  mas foi a tradicional que atravessou os mares e chegou a Santos.

Apesar do nome, que carrega a meiguice do diminutivo, a francesinha é ENORME (com caps look ligado mesmo).

Nós provamos o sanduba, lá no Tasca do Porto e podemos afirmar: é realmente delicioso, daqueles que te deixa sem conseguir respirar entre as garfadas e traz o sono como sobremesa.

Olha só a potência do prato:

francesinha

Duas pessoas comem tranquilamente!

A receita traz três fatias de pão, salsicha, presunto, filé mignon, molho apimentado (na medida certa), muito queijo e ovo. Além de uma porção de fritas de acompanhamento.

A combinação parece maluca, mas o resultado é bem satisfatório.

Para provar e tirar a prova real é preciso fazer a encomenda com dois dias de antecedência, é esse o tempo necessário para que o molho fique pronto. Para pedir o seu sanduíche é só ligar (13) 3219-4280. O valor é R$ 40.

A origem do sanduíche

A história mais contada é a de que um português viajou para França e ao voltar a Portugal decidiu recriar o croque monsieur. Mas há versões romantizadas que contam que uma paixão pelas francesas, consideradas quentes pelo português, fez com que ele fosse para a cozinha e criasse um molho tão picante quanto elas, como homenagem.

Seja lá qual for a verdade, a invenção está de parabéns.

O Tasca do Porto fica na Rua XV de Novembro, 112, Centro Histórico (pertinho do Museu do Café).