Ilha dos Arvoredos no Guarujá ganha selo internacional de turismo sustentável
Talvez você não saiba, mas há uma ilha autossustentável localizada aqui na Baixada Santista. A Ilha dos Arvoredos é ainda um destino turístico pouco conhecido, mas já desponta para os olhos do mundo por sua beleza e seu propósito. Tanto que acaba de receber um prêmio global inédito: o Green Key.
Esse selo dá um aval de excelência em responsabilidade social e sustentabilidade do segmento do turismo. E a Ilha dos Arvoredos é o primeiro lugar nas Américas a ser contemplado!
Mas o que é a Ilha dos Arvoredos?
O engenheiro mecânico e ambientalista inovador Fernando Eduardo Lee projetou o local de forma visionária na década de 1950. Era uma ilha privativa, habitável e autossustentável, com 36 mil m². E ela fica a 1,6 km da Praia de Pernambuco.
A Ilha dos Arvoredos tem como propósito reunir tecnologias sustentáveis, preservação de recursos para futuras gerações e um ambiente singular com acesso à história, à ciência e a cultura e lazer. E, claro, com uma vista incrível.
E o que quer dizer ser autossustentável? Significa que tem autonomia em energia e água potável, com sistema de captação de água da chuva. E lá foi a primeira ilha do Brasil a receber placas de captação de energia solar.
A ilha está aberta para visitação desde 2021. Atualmente, está sob gestão da Fundação Fernando Lee e da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP – Campus Guarujá). Ambas realizam projetos científicos e de recuperação de documentos e fotografias históricos para serem disponibilizados na ilha para visitantes.
Como visitar a Ilha dos Arvoredos
Para visitar, deve-se agendar pelo WhatsApp (13) 99637-3288. Basta entrar em contato e a equipe da ilha vai passar os tipos de contribuição, dias e horários disponíveis para o passeio. A contribuição é via pix ou cartão de crédito.
No valor, está incluso taxa de Conservação Ambiental, taxa científica, passeio de barco, seguro, roteiro guiado e hidratação. Os embarques acontecem nas praias de Pernambuco e Perequê, no Guarujá.
Veja também restaurantes bons e baratos para comer no Guarujá
O selo Green Key
Esse ativo da Foundation for Environmental Education (FEE) é hoje um dos principais programas de excelência em responsabilidade ambiental e operação sustentável na indústria do turismo. Já certificou mais de 4 mil estabelecimentos em 60 países ao redor do globo – a maioria na Europa e na Ásia.
Desde 1994, já ganharam equipamentos de hospedagem, parques de campismo, centro de eventos, restaurantes e atrativos turísticos, como museus, centros de visitantes e parques temáticos.
Para conquistar o selo, a Ilha dos Arvoredos precisou cumprir 65 critérios obrigatórios. E mais: a partir de agora, deve se enquadrar anualmente em novos critérios exigidos para manutenção do selo.
Ou seja, quem está em busca de um passeio sustentável e que estimula a preservação ambiental e social pode procurar por esse índice.