Cabaré em Paris e o delicioso Paradis Latin
Nunca pensei que fosse parar num cabaré em Paris, mas a vida sempre dá um jeitinho de surpreender. E lá estava eu, vivendo a verdadeira experiência do cabaré em Paris, dentro do Paradis Latin, o mais tradicional e roots de todos os cabarés.
Mais do que um show provocante ou um jantar delicioso, o Paradis Latin tem em seu DNA pura história. Pra começar a conversa, o teatro onde o Paradis Latin está instalado foi projetado por ninguém menos que Gustave Eiffel, o mesmo moço que projetou a Torre Eiffel (batizada com seu sobrenome) e a estrutura da Estátua da Liberdade (presente da França para os EUA).
O teatro abriu suas portas concomitantemente com a Exposição Universal de Paris de 1889 e foi um sucesso imediato, com uma diversidade de shows e artistas sendo revelados. Três décadas depois o Paradis Latin sofreu muito com a migração da badalada vida noturna e artística de Paris para Montmartre.
Essas e outras histórias, além de um trechinho do show, você encontra no vídeo abaixo, que fiz com autorização da equipe do local e exclusivamente para os leitores do Juicy Santos. Dá o play:
O local deixou de ser um cabaré e o último registro que se tem é que o imóvel foi ocupado por uma indústria de vidros, para atender a indústria farmacêutica. Após essa atividade, passou anos fechado. Em 1973 um investidor na área de empreendimentos imobiliários comprou a propriedade com o objetivo de transformá-la em supermercado. Mas felizmente as plantas de Gustave Eiffel foram achadas por conta de uma pesquisa e ao explorar o local foram reveladas paredes e tetos falsos que ainda escondiam posteres dos shows do Paradis Latin. E por fim, debaixo do teto falso estava a cúpula MARAVILHOSA do cabaré, que foi restaurada e desde 1977 está disponível para ser admirada por quem visitar o local.
O curioso do Paradis Latin é que podemos dizer que ele é o mais “raiz” dos cabarés franceses, pois 60% de sua clientela ainda é francesa. Só a partir dos anos 2000 que o Paradis ficou mais internacional. Isso aconteceu porque até então os shows eram apresentados só no idioma francês, o que não acontece hoje. Os shows do Paradis Latin são apresentados em francês, misturado com inglês, um pouco de espanhol e algumas interações em português.
Antes do show, o jantar show
O Paradis Latin oferece um típico jantar preparado por chef francês com tudo fresco e ingredientes típicos. E como não poderia deixar de ser, um vinho delicioso e champagne (de verdade) acompanham a experiência francesa. Dentre as opções escolhi como entrada salmão defumado, como prato principal filé a Chateaubriand e torta de maçã como sobremesa. Minha mãe pediu tudo igual, exceto pela sobremesa que foi sorbet (estava muito bom também).
Para os veganos e vegetarianos não há muitas opções, mas isso é bem francês, diga-se de passagem.
Vamos às fotos?
Filet à Chateaubriand. Tava espetacular!
Não tirei foto da sobremesa pois estava escuro na hora que ela foi servida e o clique não ficou bom.
O espetáculo do Paradis Latin
Bem eclético, cheio de referências dos anos 80 para baixo o show do cabaré em Paris é bem surpreendente. Os dançarinos são lindos e tem múltiplos talentos. Os cantores são impecáveis. E a simpatia do staff é impressionante. Existe uma intensa troca de figurinos e de cenários, sem praticamente nenhuma interrupção no show.
Tive a oportunidade de ir para o backstage como você viu no vídeo e a estrutura e preparação dos artistas é intensa. Tem música, acrobacias, malabarismo, figurinos complexos e muita interação com o público. Uma peformance solo feminina com bambolês me deixou boquiaberta.
E ao final, um momento bem esperado com doses cavalares da lendária french cancan, que transporta a todos para a Belle Epoque parisiense. Vamos combinar que dançar cancan naquela época era bem feminista, pois era uma forma das mulheres mostrarem o que gostariam de mostrar e subverter a moda (e o comportamento) da época. No cancan é sempre a mulher que lidera a dança.
Em texto fica bem difícil de explicar o show, mas como é muito performático não se preocupe com o fato do conteúdo ser em francês e em inglês. É muito simples de entender e não há a barreira da língua.
E no final, uma fotinha para registrar, com o look-cabaré combinando com a cortina de glitter do Paradis Latin.
Cortina de cabaré em Paris = quero em casa!
Como chegar no Paradis Latin
O cabaré fica 28 rue du Cardinal Lemoine em Paris. Para chegar de metrô basta utilizar a linha 10 e descer na estação Cardinal Lemoine. De táxi ou Uber também é simples de chegar e não pegamos trânsito na hora do show.
Preços, funcionamento e dress code
O Paradis Latin faz apenas um show por noite de quarta à domingo, iniciando às 20h e terminando por volta de 23:30h. O dress code não é obrigatório, mas todos que vi estavam bem vestidos não para uma festa, mas para um jantar bacana. É bom evitar roupas excessivamente esportivas como tênis e camisetas. A dica é vestir-se para uma noite especial.
Preços e reservas podem ser feitos através do site oficial do Paradis Latin e você pode escolher jantar completo e show ou apenas assistir ao show tomando um champagne. Os preços variam entre 100 e 190 Euros (valores consultados em agosto de 2017). Todas as imagens do jantar que mostrei acima correspondem à opção Diner Star & Show, que teve um custo benefício excelente.
Dica extra para quem ama cinema
Depois do espetáculo no Paradis Latin, saí de lá mega feliz e queria dar uma volta pelos arredores. Como o Paradis Latin fica no quartier Latin, logo lembrei que era perto do Panteão, que fica perto da igrejinha de St Etienne du Mont. A escadinha da igreja na Rue Montagne St. Genevieve foi a escolhida por Woody Allen para gravar o personagem Gil aguardando a “van” para o passado. Ao sair do show no Paradis Latin, caminhe até a igreja (leva uns 10 minutinhos) e sente na escada até meia-noite para esperar…
Escada do filme Meia Noite em Paris, de Woody Allen.