Compras: IJ-Hallen, o maior mercado vintage da Europa
Estive em Amsterdam no início de fevereiro de 2015. Era um evento de trabalho e eu teria basicamente 6 dias inteiros e metade de outro para cumprir compromisso de trabalho e conhecer um pouco o local. Resumindo muito, tive um final de semana livre numa cidade pela qual me apaixonei: open-minded, cheia de cultura e carboidratos para todo lado.
Minha prioridade era o Museu Van Gogh. E comecei a pesquisar outras atrações peculiares de lá. No site do jornal inglês TheGuardian li uma matéria dizendo que Amsterdam é um reduto de thrift stores, brechós e achados de segunda mão. Pronto, deu banana pra macaca aqui, né? MAS, o melhor ainda estava por vir. Essa matéria citava o IJ-Hallen, simplesmente o maior mercado vintage de toda a Europa.
Apenas: muita felicidade!
Cada edição do IJ-Hallen recebe entre 3 e 5 mil pessoas durante os finais de semana em que ele acontece (aproximadamente 1 por mês). Fica um pouquinho longe do centro de Amsterdam, mas nada que os turistas inexperientes não consigam fazer. Em menos de 25 minutos eu estava lá dentro do paraíso, sem qualquer dificuldade. E nunca tinha ido pra Amsterdam!
Apenas um exemplo do que vem pela frente:
Peguei o ônibus direto da estação central de Amsterdam (Centraal Station). Optei por pegar o 35 (sentido Ataturk) que foi o que apareceu primeiro. Existem outras opções para chegar lá como pegar a balsa (ferry service 906 > NDSM-werf) ou os outros ônibus sentido Klaprozenweg (91 ou 94). Chegar lá foi muito mais fácil do que imaginei, o ônibus é beeeeem tranquilo e custou menos de 4 Euros.
É só olhar minha cara de felicidade de ir sentadinha, tranquila e num ônibus quentinho:
Atenção para a seta amarela – é essa TVzinha que vai indicar a estação que você vai descer. Quando perguntei ao motorista se ele podia me avisar ele não foi simpático, rs.
Como disse antes, o evento acontece em datas específicas (geralmente a cada 3 semanas). Para entrar precisa pagar 5 Euros e se preparar para um frio do cacete se você for no inverno. Eu fiquei com muito frio dentro dos armazéns, tudo muito úmido e gelado. Não tava para tirar a luva, por isso acabei não fotografando muito.
Para se ter uma dimensão do tamanho do IJ-Hallen: pegue dois armazéns do porto de Santos e coloque um ao lado do outro. E recheie tudo com muitos stands.
É uma feirinha de antiguidades da Praça Benedito Calixto de proporções megalomaníacas! Ou melhor, imagine um Juicybazar multiplicado por 100!
Tem que ter muita força de vontade para não voltar com 32 casacos de pele fake na mala ou castiçais de cristal da década de 40. Simplesmente um espetáculo!
O que vi de mais legal lá:
- Casacos e jaquetas
- Vestidos da década de 50/60
- Xícaras antigas
- Chapéus
- Bolsas de couro
- Cristais
- Objetos antigos bem particulares, como protótipos
Cristais, porcelanas, quadros. Tudo lindo e com bons preços (mesmo em Euros!)
Alguns estandes misturam antiguidades com obras de artistas, como essas matrioskas dos Beatles <3
Um dos estandes trazia centenas de frascos e aparatos médicos das décadas passadas. Ultra curioso!
Chifres, carcaças, taxidermia… coisinhas estranhas rolam soltas no IJ-Hallen
Telefone vintage feito de cerâmica. Nem dá pra “bater o telefone na cara”… rs. Outro telefone curioso que vi por lá: um protótipo da década de 50, funcionando.
Porcelanas… muitas!
Sim, gola de animal PRA VALER. Tava agonia olhar essas “patinhas molinhas” e os olhos artificiais.
Um pouco do movimento por lá… bargain time!
Taxidermia parte I
Taxidermia parte II
Um lamento: esse espelho não voltar comigo na mala. Era bisotado, com uma moldura de madeira esculpida. Impecável, por apenas 100 Euros. No Brasil pagaria o triplo por um desses :/
Móveis usados <3
Impressão na forma antiga
Esse é só um trecho dos casacos de pele fake que estavam por lá. Custavam de 25 a 40 Euros. Um mais lindo que o outro. Em um dos estandes achei uma jaquela de couro MARAVILHOSA por apenas 10 Euros. Ou seja, menos de 35 reais.
Cristais e objetos decorativos: um deleite
IJ-Hallen
T.T. Neveritaweg 15
1033 WB Amsterdam-Noord
O evento acontece em datas específicas do ano.
Confira no site oficial do IJ-Hallen.
Ah, e se você vai estar na Holanda fora das datas do IJ-Hallen, confira esse site. Ele diz as datas dos mercados vintage / flea markets que acontecem nas redondezas. Enjoy!