Sessão Coca-Cola, banho da Dorotéia e outras nostalgias
Dessa vez eu vou falar de muitas coisas que já se foram e que poderão fazer você chorar de nostalgia. Mas fique tranquilo. Já pensei nelas muitas vezes e o choro da saudade será um choro que não te fará mal. Será um choro que te dará uma sensação de prazer e alegria de ter vivido momentos que bem provavelmente não voltarão mais, mas que ficarão eternamente no seu coração.
Momentos de uma Santos de não muito tempo atras que você queria que estivesse hoje, mas que por alguma razão teve seu tempo, seu auge, sua razão de ser.
Quem não contava os dias para chegar no domingo no Cine Roxy para a sessão Coca-Cola com filmes da Disney ou de qualquer outra aventura onde a gente enfrentava muitas filas para “bater o recorde” de virar garrafinhas de 200 ml da Coca Cola?
Que saudade daquela fila que avançava a Ana Costa na estréia de um filme do Didi, Dedé, Mussum e Zacarias ou da pancadaria do Trinity e Carambola (Bud Spencer e Terence Hill), não é?
Um domingo que muita gente vinha da Ponta da Praia pro Gonzaga no trólebus que vinha “na contramão” da Epitácio Pessoa e que a gente torcia para que o cabo não soltasse?
Também tinha os “camisas pretas” que no domingo sempre aguardavam os dois hinos maiores da domingueira do Sirio Libanês, como Kiss, com I Love it Loud e Rock & Roll All Nite.
Leia também o texto Que saudades de Santos sem celular, TV HD e internet, do jornalista Rick Santos
Carnaval chegava e nós pivetes ficávamos loucos para poder imitar nossos pais com suas perucas, batom na boca e peitos feitos de laranjas ou batatas postiços no Banho da Dona Dorotéia e, claro, também desfilar na Banda Mole no sábado anterior ao Carnaval.
Quem não ia no almoço de família no Gug ́s Saravá na Ponta da Praia ou ficava “metido a besta” chegando na escola na 2a feira contando vantagem que tinha ido jantar no Cibus?
E os cofrinhos de moeda que chegavam cheios na Poupança APE Familia Paulista da Ana Costa?
Mas tem um consolo pra você parar de chorar de saudades dessa época…
Ainda existe a bomba de chocolate da Viena, o espeto maravilhoso do Ao Chopp do Gonzaga, tem ainda os circulares 42 e o 29 para ir e vir pra Ponta da Praia.
Ah, lembrei de outro imperdível: aquele super sanduiche de filé do Lanches Indepedência, brinquedos legais no Xicko’s e a queijadinha da Praiano.
Santos, eu te amo!
*Rick Santos é jornalista e locutor da Rádio Rock 102, onde produz a programação e apresenta O Rebu, de segunda a sexta-feira, às 17 horas.