PretinhoBasico.com.br – memórias de um site pioneiro
Daniela Ferreira é uma jornalista santista que, em 2002, teve a idéia de criar o primeiro site para moda e girltalk da Baixada Santista. O PretinhoBásico foi uma espécie de ancestral do Juicy Santos, que merece ser lembrado (ou conhecido) pela blogosfera da região.
JS – Conte a história do PretinhoBasico.com.br – como e porque começou? Quais foram as coisas legais que aconteceram por conta do site? Quais eram as dificuldades da época?
DF – Bom, na verdade, o Pretinho Básico nasceu tem 2002 totalmente por acaso, por conta de uma matéria do terceiro ano da faculdade de Jornalismo, que exigia a criação de um site. Eu e mais duas amigas (Hérica Quintes e Camila Gonçalves) decidimos que o nosso projeto seria sobre moda, um assunto que todas nós gostávamos. A ideia do nome foi da Camila. Nós achamos ótimo! Eu criei a logomarca e, com a ajuda de um amigo programador, criei todo o site em HTML. O professor gostou da proposta e nós começamos a produzir as matérias.
Paralelamente, a matéria de Rádio Jornalismo também exigiu a criação de um programa. Para aproveitar o que já estávamos fazendo para o site, criamos o programa de rádio Pretinho Básico. Os professores acharam “engraçadinho”, mas achavam que não daria certo, porque, na visão deles, falar de moda sem imagens era impossível. Mas o pessoal da sala começou a curtir o Pretinho Básico, que foi ficando conhecido no campus.
O projeto foi ganhando espaço, pois íamos para a rua fazer as matérias nas lojas da cidade, nos shoppings, nos desfiles, inclusive em São Paulo. A esta altura, éramos somente Hérica e eu. Um dia, não sei como, o Pretinho Básico chegou aos ouvidos do editor do caderno Tribo, da Tribuna, Gustavo Klein. Ele nos entrevistou e ganhamos um super destaque no jornal. Aí foi que o projeto ganhou força. Decidimos abrir a empresa Pretinho Básico Comunicação e investir de verdade na nossa ideia.
As dificuldades eram muitas. Primeiro, porque não tínhamos dinheiro para investir no projeto. Tudo foi feito com muito esforço com recursos vindos de outros trabalhos. Um site de moda em Santos era algo muito novo e as pessoas ficavam desconfiadas até para dar entrevistas, imagina para anunciar, patrocinar. Olhando para trás, vejo que fomos muito atrevidas. (risos) Nada como o ânimo dos vinte e pouquíssimos anos!
Nós batíamos muita perna pela cidade, literalmente, levando a tiracolo nossa máquina fotográfica moderníssima na época, que gravava as fotos em disquetes. Íamos para o São Paulo Fashion Week e outros eventos e éramos muito mais respeitadas lá do que em Santos. Mas tínhamos alguns bons parceiros que sempre nos apoiaram, como a Thereza Gadiolli, a Dóris Casabona e o Ângelo, por exemplo.
Um dia, tomamos coragem e fomos bater na porta da Jovem Pan Santos para oferecer nosso programa. Para a nossa surpresa, a diretora de programação, Ruth Gusmão, adorou e nós conquistamos um horário semanal, ao vivo. Todas as quintas-feiras, o Pretinho Básico entrava na programação regional das onze à meia noite. Era o máximo, pelo menos para nós! (risos).
Vivemos muitas coisas boas por conta do Pretinho Básico. Conhecemos um universo incrível, que é o da moda, pessoas mega interessantes, lugares super bacanas. Entrevistamos, por exemplo, o Clodovil, uma figuraça. Aprendi muito, sou gratíssima por tudo isso.
JS – O projeto foi descontinuado em 2006. Do ponto de vista empreendedor, como é lidar com isso?
Então, tudo era muito bacana, mas em 2005, por motivos pessoais, decidi mudar para São Paulo. Saí da sociedade e a Hérica foi tocando o site até o início de 2006, quando veio a falecer. Foi terrível!
JS – Lembro que vocês foram convidadas por diversas vezes para cobrir o SPFW. Vocês eram convidadas para cobrir eventos locais também? Pode citar exemplos?
Éramos, sim, Tinha uns desfiles de lojas como Arcobaleno, Thereza Gadiolli, Iriana Básico, Planeta Água.
JS – Como você enxerga o mercado de moda e eventos ligados ao setor na região da Baixada Santista?
Vejo que cresceu. Hoje, você encontra em Santos quase tudo que encontra em São Paulo. Mas acho que em termos de talentos criativos nesta área, a região ainda é um pouco carente. Sobre eventos, ando bem por fora.
JS – Você ainda mantém o domínio PretinhoBasico.com.br? Passa pelos seus pensamentos retomar a idéia?
Sim, mas não pretendo voltar a publicá-lo, pelo menos por enquanto.
JS – Qual a sua relação com Santos atualmente?
Vou a Santos regularmente, mas hoje minha vida está totalmente em São Paulo. Estou à frente da Luxcom Comunicação Estratégica, empresa que criei há quatro anos. Ela é o meu grande amor e toma muito do meu tempo. Mas eu adoro Santos, é minha terra, minha raiz. Sou absolutamente grata a tudo que esta cidade linda me proporcionou. Estou com um projeto bem bacana que lançarei em Santos em pouco tempo. Desta vez, o foco é o segmento de decoração. Aguardem!