Praça da Independência: o sabor das lembranças
“A inserção de grandes lojas e franquias dificulta que os comerciantes locais consigam se estabelecer no mercado, é difícil disputar com tubarão” comentou um senhor, há um tempo atrás, quando conversamos com os donos dos sebos da Praça dos Andradas.
Outro largo, no lado oposto da cidade, ilustra essa dificuldade. Situada no coração do Gonzaga, a Praça da Independência é envolta por shoppings, academias, restaurantes e dois estabelecimentos que me chamaram à atenção numa última visita.
O sabor das lembranças aliado ao poder de viajar sem se locomover.
A Sorveteria Itanhaém e a Livraria Realejo se mantêm firmes e fortes na preferência do santista, com muitas histórias para contar.
Os olhos do senhor, sentado numa das mesas na calçada da sorveteria, brilhavam ao se deliciar com a cestinha de pistache e flocos. É provável que o sabor escolhido o remeta ao passado, pensei. Preferi observar de longe a poesia de seus movimentos ao invés de enchê-lo de perguntas num momento tão singular.
Noutra esquina, o visual anos 60 te chama a entrar na pequena livraria. Ali, não apenas os best sellers ficam disponíveis, tem de tudo – e o melhor, com atendimento e organização invejável. É como se você fosse parte da família, e pensando bem, todo santista é, né?
Segui meu caminho cheia de perguntas que ficaram sem resposta e a dona Eliza me veio à cabeça, talvez ela conheça o senhor do sorvete de pistache ou, numa hipótese mais provável, tenha diversas aventuras por aqui também.
PS.: O José Luiz Tahan, um dos sócios da Realejo, falou com o pessoal do TIP no ano passado sobre sua história no empreendedorismo: