Os 70 anos da Via Anchieta
Há 70 anos atrás, em 1947, a ligação entre Santos e o planalto paulista ficava um pouco mais fácil.
Nesse mesmo dia 22 de abril, depois de 8 anos de construção, foi inaugurada a Via Anchieta. Com o mesmo nome do padre jesuíta que provavelmente trilhava esse mesmo caminho para descer e subir a Serra do Mar, a rodovia hoje recebe o tráfego de milhares de caminhões.
Muita gente que desce para Santos hoje reclama de precisar pegar essa estrada. Mas há que se lembrar que, na época da colonização, levavam-se nada menos do que 4 dias para percorrer o chamado Caminho do Mar. Hoje apenas 1 hora (com sorte, claro) separa os dois locais.
Anos mais tarde, a viagem era não só demorada, mas também perigosa, como relata a matéria do Estadão Como era São Paulo antes da Via Anchieta.
Atualmente, passam TODOS OS DIAS, em todos os trechos da rodovia, mais de 100 mil veículos (comerciais e de passeio).
História da Via Anchieta
A primeira pista da via Anchieta, a de subida, foi inaugurada em 1947, com pistas duplas, pavimentação em concreto e cimento, 58 viadutos, 18 pontes e cinco túneis.
A rodovia ficou marcada por ser a primeira no Brasil com trecho em túneis, tecnologia usada apenas na Europa e Estados Unidos.
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Já a segunda pista, a de descida, foi inaugurada em 1953 e acompanhou o processo de modernização do Brasil. Em 1976, integrou-se à então nova pista da Rodovia dos Imigrantes, para formar o Sistema Anchieta-Imigrantes (que a gente conhecer carinhosamente por aqui como SAI). Apenas em 2002 a região passou a contar com mais uma pista da Imigrantes, o que agilizou muito o trajeto e diminuiu consideravelmente o número de acidentes.
Esta matéria do site Novo Milênio traz mais informações sobre a Rodovia dos Imigrantes.
Às margens da Via Anchieta, se instalaram as maiores montadoras do mundo, que vieram para o Brasil na década de 1970. A partir de então, a rodovia é a principal ligação entre a maior cidade do país e o porto mais importante, em Santos.